TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVOS

Seminário: ATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Seminário  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVO

O Ativo representa os bens e direitos que a empresa tem num determinado momento, resultantes de suas transações ou eventos passados capazes de gerar benefícios econômicos futuros. As formas de avaliação do Ativo são definidas de acordo com: Valores de Entrada e Valores de Saída.

Os Valores de Entrada são apresentados da seguinte forma:

- Custo Histórico Corrigido;

- Custo Corrente de Reposição;

- Custo Corrente de Reposição Corrigido.

Os Valores de Saída são representados da seguinte forma:

- Valores Descontados das Entradas de Caixa futura;

- Preços Correntes de Vendas;

- Equivalentes Corrente de Caixa;

- Valores de Liquidação.

O Ativo Intangível é um ativo monetário identificável sem substância física ou o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura, e que o valor residual de um ativo intangível é o valor estimado que uma entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, sendo contabilizado bens que não podem ser trocados, porque não possuem corpo físico, mas que podem gerar benefícios futuros para as empresas e a intangibilidade.

O Ativo Intangível aponta metodologia baseada em premissas do valor contábil que reflete o valor econômico da organização. Por isso, o ativo deve ser avaliado baseando-se nas dimensões humanistas, processuais, estruturais e ambientais, levando-se em conta as respectivas interna e externa da empresa da qual ele se refere.

Alguns exemplos de Ativo Intangível são: patentes, marcas, direitos autorais, goodwill, e capital intelectual, entre outros.

PASSIVO:

O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação, isto é, corresponde ao saldo das obrigações devidas pela empresa. Sendo o passivo um recurso controlado por uma entidade e um acontecimento passado e do qual se esperam que fluem benefícios econômicos no futuro.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO:

O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

O Patrimônio Líquido é dividido em:

a) Capital Social;

b) Reservas de Capital;

c) Ajustes de Avaliação Patrimonial;

d) Reservas de Lucros;

e) Ações em Tesouraria;

f) Prejuízos Acumulados.

As contas de reservas de Capital são constituídas com valores recebidos pela empresa e que não transitam pelo resultado, por não se referirem à entrega de bens ou serviços pela empresa.

As reservas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com