TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Análise de Investimentos

Seminário: ATPS: Análise de Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Seminário  •  3.763 Palavras (16 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 16

ATPS: Análise de Investimentos.

Etapa 1: Resumo realizado em equipe, para estudo e consulta na execução desta atividade.

Investimentos:

Entre os vários tipos de investimentos existentes, destacamos três considerados mais importantes:

- Investimentos Públicos: em geral, são aqueles onde o governo disponibiliza recursos para o bem da sociedade. Exemplo: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, etc... Estes não visam lucros, mas sim retorno social, através de votos para o político ou governo que gerou estas melhorias para a população.

- Investimentos Privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Exemplo: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço (particulares), lojas de varejo, shopping centers, ou seja, qualquer estabelecimento particular. Este tipo de investimentos é o maior gerador de empregos e tributos de todo país capitalista.

- Investimentos Mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Tem como objetivo o bem estar social e o retorno monetário ao investidor privado. Por exemplo: Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc...

Tipos de Investimentos no Mercado Financeiro:

- Fundos de Investimentos - é uma comunhão de recursos financeiros, captados de pessoas físicas e/ou jurídicas, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. Isto é, os recursos de todos os investidores de um fundo de investimento são utilizados para comprar bens (títulos e valores mobiliários), que passam a pertencer a todos os investidores do fundo em questão, na proporção de seus investimentos.

- Caderneta de Poupança - A caderneta de poupança é um investimento tradicional, conservador e muito popular entre investidores de menor renda, pois quase todos os bancos comerciais possuem esse tipo de investimento e não é preciso ser correntista para investir; não há idade mínima para se iniciar a conta e as aplicações; para o início das atividades basta apenas comparecer uma agência bancária portando CPF, documento de identidade e comprovantes de renda e residência.

- Debênture - Título emitido por empresas privadas, normalmente por prazos longos, de três a cinco anos, para captar recursos, visando investimento ou financiamento de capital de giro. Este tipo de título garante ao comprador uma renda, ao contrário das ações, cuja renda é variável. O portador de uma debênture (debenturista) é um credor da empresa que a emitiu. Os investidores que compram as debêntures recebem uma taxa de juros fixa ou variável sobre o valor emprestado, além do pagamento do principal correspondente ao valor unitário da debênture.

- Títulos Públicos - O Governo Federal, através da Secretaria do Tesouro Nacional, emite títulos com o objetivo de financiar a dívida pública. Esses fundos podem ser pré-fixados ou pós-fixados, cada qual com características próprias em termos de prazos e rentabilidade.

- Certificado de Depósito Bancário (CDB) - são títulos de renda fixa emitidos por uma instituição financeira, normalmente um banco privado ou público, representativos de depósitos a prazo, utilizados pelas entidades bancárias como mecanismos de captação de recursos. O CDB é um investimento bastante flexível de renda fixa e pode ser emitido tanto com taxa pré-fixada quanto com taxa pós-fixada, pactuada no momento da transação.

Passo 2: Apresentação do investimento...

Ao observarmos o ambiente a nossa volta em busca de sugestões para um bom negócio, o grupo decidiu apostar em conceitos básicos, porém bastante evidentes no mundo contemporâneo: Saúde, Beleza e Diversão. Reunindo estas três palavras, juntamente com a rotina atarefada e estressante do homem moderno, fomos lançados a oportunidade de investir em uma academia de ginástica.

O projeto, de maneira geral, tem a seu favor a possibilidade de vários níveis de investimento inicial, cabendo ao investidor, definir o target do empreendimento e consequentemente as atrações para conquistar o seu público alvo. Ainda não há no Brasil a disseminação de grandes redes de academia, o que torna propícia a atividade para pequenos empresários. A moda e a mídia, ao instaurar a ditadura da beleza é forte aliado do empreendimento, pois motivam o público jovem. Para aqueles da chamada "melhor idade", as academias oferecem atividades específicas que priorizam a qualidade de vida e a saúde, resultados essenciais para o momento de maior expectativa de vida da população. Hoje, segundo a ACAD - (Associação Brasileira de Academias) estima-se que existam no país cerca de 15.000 academias de ginástica atendendo 1,7% da população do país, o que representa uma frequência de 3,2 milhões de pessoas, com um faturamento em torno de R$ 2 bilhões de reais e crescimento estimado em 10% ao ano.

Em contrapartida, trabalharemos também a opção de aplicação de investimento em Caderneta de Poupança. Conhecida também como "Poupança", este tipo de investimento é considerado o mais tradicional e conservador do Brasil. Popular por não necessitar de grandes valores iniciais, esta aplicação também não oferece grandes riscos e consequentemente grande retorno. Aquele que se utiliza da caderneta de poupança dá-se o nome de "poupador", ao invés de "investidor".

Em termos práticos, atualmente esta aplicação tem sua rentabilidade variando de acordo com o patamar da taxa Selic: Taxa Selic acima de 8,5% ao ano - o retorno será de 0,5% ao mês + TR (taxa referencial).

Taxa Selic abaixo de 8,5% ao ano - o retorno será de 70% da Selic + TR (taxa referencial). Cabe salientar que o prazo de remuneração é de 30 dias após a data do depósito.

Passo 3: Investimento: Academia de Ginástica.

Baseado na análise do empreendimento e no seu campo de atuação (saúde, estética e diversão), definimos a empresa "Pró-Saúde +", cuja localização se daria próximo a concentração do público alvo, potenciais frequentadores, local de fácil acesso, belo, amplo e com estacionamento para clientes, distante de concorrência ou estabelecimentos que explorem o mesmo segmento. Endereço escolhido: Rua Maria Thereza Silveira de Barros Camargo, 1312, Jardim Aquários.

A estrutura compreende um imóvel com área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com