TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Analise De Investimento

Trabalho Universitário: Atps Analise De Investimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Anhanguera de Jaraguá do Sul

Curso: Administração

Disciplina: Análise de investimento

Fase: 5° semestre

Acadêmicos:

Lander Paz Severo: 2312336791

Professor EAD: Ivonete Melo de Carvalho

Atividades práticas supervisionadas:

Análise de investimento

Jaraguá do sul, 26 de abril de 2013

Analise de investimento

O investimento tem uma importância fundamental tanto para economia, quanto para as organizações e sociedade.

A economia de um país só pode crescer com fluxo contínuo de investimentos. A lógica é que, para economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fábricas, empresas, fazendas e das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB). Uma vez que as unidades produtivas têm capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas máquinas e instalações, para aumentar o PIB em longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível por via de investimentos.

Além de possíveis investimentos na própria empresa, quando se tem caixa sobrando podem-se aplicar esses recursos no mercado financeiro e assim, receberem juros pela aplicação.

As empresas que geram muito caixa têm uma grande preocupação com essas aplicações, uma vez que, dadas as altas taxas de juros no Brasil, podem significar uma considerável fonte receita para a empresa.

As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:

• CDB

• Caderneta de poupança

• Debêntures

• Ações de empresas

• Fundos de investimento

• Títulos públicos

Existem vários tipos de investimento, porém são três mais importantes, que são eles:

Investimento público: são aqueles que o governo disponibiliza recursos para o bem estar da sociedade, alguns dos exemplos são hospitais e escolas.

Investimento privados: são aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos investidores, sendo o maior gerar de tributos e empregos de qualquer país, alguns dos exemplos são fabricas particulares e empresas de prestação de serviços.

Investimento misto: este investimento é mantido tanto pelo governo e entidades publicas como por pessoas jurídicas e físicas de direito privado, portanto visando o bem estar da sociedade e o retorno monetário e estrutura – se na formam de capital misto, alguns dos seus exemplos são a Petrobrás e o Banco do Brasil.

Toda a empresa antes de qualquer tomada de decisão para investimento faz orçamentos detalhados, onde se verifica e melhor maneira de se investir, seja na empresa ou fora através de aplicações conforme citadas acima. Pois nem sempre é vantajoso investir em determinado tempo ou recurso na empresa, às vezes é muito mais vantajoso aplicar os recursos disponíveis em outro tipo de aplicação, tais como: CDB, Ações de outras empresas, etc. Pois a rentabilidade pode ser maior e com um risco menor. Por isso antes de se investir é necessário fazer uma grande pesquisa de mercado, para avaliar qual é a melhor opção de investimento do momento, para depois elaborar o planejamento estratégico e nele concentrar todos os esforços em busca da melhor rentabilidade para a organização.

O planejamento tem um papel de destaque em qualquer tipo de investimento, pois, através do planejamento o investidor consegue analisar a fundo, quais são as melhores opções de investimento e tentar de um modo geral mensurar quais são seus reais riscos de perda em cada tipo de investimento.

TMA (Taxa de Mínima Atratividade)

Para escolher entre vários investimentos é necessário estipular uma TMA, pois se só houvesse uma área de investimento, ou seja, se o empresário pudesse só investir na poupança, não havendo outras variáveis para este fazer um investimento essa seria a taxa mais atrativa para ele. Se um investidor tivesse várias possibilidades de onde aplicar seu capital, este deveria estipular uma Taxa Mínima (TMA), sendo esta, o investimento mais seguro que este poderia obter.

Então para a escolha de um investimento o investidor deve escolher um que tenha uma taxa superior a TMA, pois devido a ter um risco maior, o rendimento auferido também deve ser maior.

Então um investimento só se tornará atrativo se o retorno obtido nesse seja maior que a TMA, pois se não for, não haverá lógica em investir-se dinheiro em um negócio mais ariscado e com taxa de retorno menor.

TIR (Taxa Interna de Retorno).

Quando há o desejo de realizar-se um investimento, deve-se ter em mente a taxa de retorno que deseja obter com o mesmo, ou seja, a TIR (taxa interna de retorno).

Então TIR é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento com seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa. A taxa interna de retorno pode ser calculada sobre uma estimativa de 10 anos, período que é considerado como vida útil de um investimento.

Esta taxa de retorno do investimento para uma empresa que está captando recursos de terceiros deve ser maior que a taxa de captação, pois, senão o investimento torna-se desvantajoso para a mesma. Assim, se uma empresa arrecadar de terceiros um capital pagando juros de 2,5% ao mês, o retorno sobre este capital na mesma deve ser maior que esta taxa de juros, para que a realização deste se torne lucrativa para a mesma.

Então para cogitar a realização de um Investimento e para saber se este irá se tornar rentável devemos saber a TIR do investimento e se essa taxa é superior a TMA estipulada pelo investidor. Alem de avaliar se vale a pena à realização de um investimento, ou seja, se esse pode ser mais rentável do que aplicar em um com rendimento igual ou menor a TMA, devemos também considerar o tempo de realização deste capital. Pois se aparecer um investimento mais lucrativo, pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com