TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Ciclo da administração de materiais

Seminário: ATPS: Ciclo da administração de materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Seminário  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

CICLO DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

A Administração de Materiais é responsável, dentro de uma organização, pelo planejamento e controle do fluxo de materiais, seja assegurando o abastecimento contínuo dos itens necessários ao processo produtivo, ou garantindo a funcionalidade do estoque para vendas ou serviços, ou ainda suprindo as necessidades funcionais da empresa, com itens necessários ao funcionamento da mesma, como materiais de escritório, higiênicos, entre outros.

Seu principal objetivo é maximizar a utilização dos recursos da empresa e para isso coordena as atividades com demanda de produtos ou serviços como nos setores de Compras, Recebimento, Planejamento e Controle da Produção, Expedição, Tráfego e estoque, entre outros.

A Administração de Materiais é responsável pelo gerenciamento dos recursos materiais (estoques e recursos patrimoniais), pelo setor de Compras (definindo-se o que, como, quando, onde, de quem, por que, em que quantidade, um produto deve ser comprado), pela logística interna e pela logística externa.

O processo produtivo precisa ser planejado, assim como a forma que os produtos serão distribuídos aos clientes, para isso, há um ciclo que deve ser analisado e considerado, o Ciclo da Administração de Materiais, o qual é constituído por:

- Necessidade do cliente: Inicialmente verifica-se qual é a necessidade do cliente interno, a partir de definições prévias sobre o processo produtivo, com o planejamento e o controle da produção.

- Análise: Após definir-se a necessidade de compra, identifica-se o melhor fornecedor, processa-se o pedido e realiza-se a compra do bem ou serviço.

- Reposição dos materiais:

- Recebimento: A partir do momento em que o produto é recebido na organização, geralmente em um setor denominado “Expedição/ Recebimento”, a partir daí inicia-se a movimentação física dos materiais dentro da empresa, de unidade para unidade, realizando-se um transporte interno a fim de alocar os materiais em seus devidos lugares.

- Armazenamento: Recebido e encaminhado o produto, o estoque irá recebe-lo, seja matéria-prima ou produto acabado. Nesse quesito é importante que haja um controle de estoques eficaz, que provenha menores custos de armazenagem, estocagem e investimentos no setor.

- Logística (distribuição e entrega): Após todo o processo produtivo, o produto acabado irá ser distribuído ao consumidor final. Nesse caso, há o transporte que tem que ser considerado, o fornecimento físico, provendo menores custos de distribuição. É importante, após a entrega dos produtos, realizar um feedback com o cliente, através do pós-venda. Considera-se ainda a qualidade e o lead time da entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com