TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Da Administração à Promoção do Conhecimento

Seminário: ATPS: Da Administração à Promoção do Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Seminário  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 05: Da Administração à Promoção do Conhecimento

As tecnologias da informação propiciam uma avalanche de informações que precisam ser selecionadas para gerar conhecimento agregado às organizações, a fim de que possam apresentar vantagem competitiva perante os seus concorrentes.

Portanto, criar conhecimento é um dos grandes desafios das organizações da sociedade do conhecimento, que clamam por criatividade e inovação de produtos e serviços. Nesse sentido, as organizações precisam estar atentas à criação e à gestão do conhecimento.

Esta atividade tem como objetivo responder à seguinte pergunta: no modelo proposto por Takeuchi e Nonaka (2008), quais são os processos que compõem o modelo de criação do conhecimento organizacional?

Esta atividade irá ajudar você a:

diferenciar os conceitos entre dados, informações e conhecimento;

compreender os tipos de conhecimento que compõem a teoria da criação do conhecimento organizacional.

Passo 1: Leia o artigo a seguir, até a página 175:

LIRA, Waleska Silveira et al . A busca e o uso da informação nas organizações. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 13, n. 1, Abr. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362008000100011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 Mar. 2014. Se preferir, clique aqui.

Passo 2: Responda às questões a seguir:

Nas páginas 170 a 175 do artigo, os autores apresentam a evolução dos conceitos de informação e conhecimento. Explique as diferenças entre informação e conhecimento.

Na página 171, os autores citam que “A tecnologia por si só não é capaz de transformar dados em informações. É preciso que o homem crie um significado.” Analise essa frase e escreva sobre o que você entendeu dessa citação.

A alavanca que impulsiona a criação do conhecimento nas organizações é a transformação do conhecimento pessoal em conhecimento organizacional. A criação do conhecimento organizacional é uma interação contínua entre dois tipos de conhecimento. Cite quais são esses conhecimentos e diferencie um do outro, justificando por que eles são complementares.

A partir das explicações dos autores e levando em conta os conhecimentos adquiridos na disciplina até o momento, cite quais são os quatro processos que compõem o modelo de criação do conhecimento, proposto por Takeuchi e Nonaka (2008). Identifique no seu cotidiano um exemplo de cada um desses processos no ambiente organizacional.

Importante: Elabore, além das respostas, Introdução e Conclusão da atividade, bem como o registro das referências bibliográficas utilizadas.

Dica: Para a estruturação da atividade, utilize o template disponibilizado: clique aqui.

Passo 3: Poste a atividade para avaliação do tutor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com