TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: "Do GATT à OMC"

Seminário: ATPS: "Do GATT à OMC". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Seminário  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  322 Visualizações

Passo 1: Leia o capítulo:

3.2 "Do GATT à OMC" p. 31 do livro-texto.

Leia o artigo "Do GATT à OMC: O que mudou, como funciona, perspectivas", disponível no endereço descrito nas referências bibliográficas do resumo desta aula-tema.

Leia também o Resumo e os Conceitos Fundamentais desta aula-tema.

Passo 2: Responda, por escrito, em no máximo 15 linhas:

a) O que foi o GATT?

b) Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

O GATT sigla de Acordo Geral de Tarifas e Comércio que se refere série de acordos de comércio internacional criados para reduzir os obstáculos às trocas entre as nações, em particular as tarifas e taxas aduaneiras entre os membros do acordo. Ele surgiu de um resultado do insucesso das conversações entre os países contribuiu bastante para que as normas que regulam o comércio internacional se ajustassem ao crescimento astronômico do comércio e a agilidade das operações financeiras.

A OMC Organização Mundial do Comércio surgiu do (GATT) que foi criado após a Segunda Guerra Mundial conjuntamente com outras instituições mercantilistas dedicadas à cooperação social internacional, como as instituições criadas com Acordos de Bretton Woods: o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional

Essa organização garante o acesso eqüitativo entre os países através de quatro mecanismos: o processo de adesão, os princípios, as rodadas de negociações comerciais e as soluções de controvérsias. A OMC oferece uma base institucional semelhante ao FMI e ao Banco Mundial para as negociações em torno do comércio internacional.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com