TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO: DO GATT A OMC

Ensaios: ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO: DO GATT A OMC. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  1.922 Visualizações

Passo 2: Responda, por escrito, em no máximo 15 linhas:

a) O que foi o GATT?

GATT foi o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio que regulamentou o comércio entre as nações, criado em 1947, surgiu como resultado das negociações para reduzir tarifas efetivadas no pós-guerra sob a liderança dos Estados Unidos e da Inglaterra. E passou a vigorar em 1948 com 23 países fundadores. O GATT foi elaborado a fim de criar regras consensuais para a negociação de redução das barreiras comerciais internacionais (Vasconcelos, et al, 2011).

b) Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

A OMC surgiu em dezembro de 1994, na conclusão da Rodada Uruguaia do GATT.

Suas principais características são: facilitar a implantação dos acordos e instrumentos jurídicos negociados; servir de foro para negociações de regras multilaterais para a liberação do comércio; supervisionar a aplicação das regras acordadas por meio de seus comitês e conselhos; implementar o mecanismo de exame das políticas comerciais; cooperar com o FMI e o Banco Mundial, a fim de que seja obtida maior coerência na elaboração das políticas econômicas em escala mundial; e, principalmente, buscar solucionar contenciosos comerciais de acordo com as disciplinas existentes, no âmbito do entendimento sobre soluções de controvérsias (Vasconcelos, et al, 2011).

.

Bibliografia:

Vasconcelos, Marco Antonio Sandoval de; Lima, Miguel; e Silber, Simão Davi – Manual de Economia e Negócios Internacionais – PLT 728 – Editora Saraiva, 2011. Pg.31 – Do GATT a OMC.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com