TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GATT E OMC

Pesquisas Acadêmicas: GATT E OMC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 2

GATT - ACORDO GERAL DE TARIFAS E COMÉRCIO

O GATT foi planejado para atuar em acordos de comércio internacional destinados a promover a redução de obstáculos às trocas entre as nações, em particular as tarifas e taxas aduaneiras entre os membros do acordo. Foi criado em 1947, mas só foi vigorado em 1948 e permaneceu por 47 anos como o único instrumento multilateral com normas de conduta comercial de países no comércio interacional.

O insucesso do GATT é em grande parte creditado aos EUA, que não tinham interesse em criar um instituto que inibisse de alguma forma o enorme e importante fluxo comercial internacional que ajudava a economia norte-americana.

Em 1995 o GATT foi substituído pela OMC, não só devido ao aparecimento de ideias contrárias dos países constituintes, mas também devido ao fato de não ter qualquer poder jurídico, por apenas ser um acordo, e por isso, não pode castigar os países que não cumpriam as regras estabelecidas.

OMC E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

A Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização internacional que trata das regras sobre as moedas e o seu preço no mercado mundial entre as nações. Surgiu do acordo do GATT que foi criado após a segunda guerra mundial conjuntamente com outras instituições mercantilistas dedicadas à cooperação social internacional, como as instituições criadas com acordos de Bretton Woods: o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.

A função da OMC é gerir os acordos que compõem o sistema multilaterais do comércio; Supervisionar a adoção dos acordos e implementação destes acordos pelos membros da organização; Servir de fórum para comércio nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com