TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Gestão de materiais

Seminário: ATPS: Gestão de materiais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Seminário  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 4 (Equipe)

1 Elaborar um relatório parcial referente a visita técnica, com no máximo seis páginas, seguindo as normas do item “Padronização” desta ATPS. No relatório parcial, informar (desde que autorizado formalmente pela empresa) o ramo de atuação da empresa, descrevendo os resultados observados na visita, e fazer uma confrontação do referencial teórico, visto no Passo 1, com a realidade existente na empresa, sugerindo algumas propostas de melhorias que possam ser implementadas pela empresa nessa área.

2 Reservar esse relatório para compor o relatório final, a ser produzido na Etapa 4.

ETAPA 2

Esta atividade é importante para se compreender a relevância da programação dos materiais, conhecendo a metodologia MRP (Materials Requirements Planning) e Just-in-Time/Kanban e sua influência na gestão de estoques.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

1 . Ler atentamente o capítulo 2- Dimensionamento e Controle de Estoques, dando ênfase a leitura no sub-tópico - 2.7 – Sistemas de Controles de Estoques, do livro principal da disciplina, a saber:

DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012. (PLT – 360)

CST em Logística - 4ª Série - Administração de Materiais

Jerson Kitzberger

Pág. 5 de 8

2. Ler também todo o capítulo 5 – Aquisição de Recursos Materiais, principalmente os assuntos MRP - Materials Requirements Planning, e JIT -

Just In Time, do livro abaixo:

MARTINS, Petrônio Martins; ALT, Paulo Renato C. Administração de Materiais e logística. – 3 ed. --. São Paulo: Saraiva, 2011.

3 Analisar como cada um desses sistemas é utilizado na programação dos materiais e na redução dos estoques, indicando as vantagens e limitações de cada um dos sistemas.

Passo 2 (Equipe)

Fazer uma análise sobre os dois sistemas (MRP e Just in Time), confrontando-os com a realidade observada na visita realizada na empresa, conforme Etapa 1 desta ATPS, destacando como ocorre a utilização desses sistemas e como eles poderão auxiliar nas operações da Administração de Materiais da empresa visitada. É importante que se tenha uma visão crítica do processo atualmente realizado, e sugerir melhorias nesse processo.

Passo 3 (Equipe)

1 Elaborar um relatório parcial com no máximo quatro páginas, seguindo as normas do item padronização desta ATPS, contendo um resumo as principais informações obtidas na pesquisa efetuada, descrevendo também a análise feita sobre os processos observados na visita à empresa realizada na Etapa 1.

2 Reservar esse relatório para compor o relatório final, a ser produzido na Etapa 4.

ETAPA 3

Esta atividade é importante para se conhecerem melhor os aspectos envolvidos no processo de gestão de compras, inclusive com a utilização de algumas formas alternativas de aquisição de materiais, como, por exemplo, a tecnologia da informação.

Para realizá-la, devem ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com