TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - O conceito sobre empreendedorismo

Seminário: ATPS - O conceito sobre empreendedorismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  Seminário  •  3.574 Palavras (15 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS - Empreendedorismo

Valparaíso de Goiás /Goiás

de 2013

Professor tutor presencial:

Professor tutor à distância: .

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Empreendedorismo para a obtenção de nota, sob orientação da Professora.

.

Valparaíso de Goiás /Goiás

2013

SUMÁRIO

Introdução pagina 1

Definição de Empreendedorismo pagina 2

Etapas essenciais para se criar um novo negócio pagina 3 e 4

Conceito de Plano de Negócios pagina 4 e 5

Execução do Plano de Negócio pagina 5 - 11

Considerações Finais pagina 12

Referências Bibliográficas pagina 13

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será abordada uma ferramenta essencial para um bom gerenciamento de um negocio o plano de negocio, essa ferramenta permite que o empreendedor ponha em pratica seus sonhos e objetivos. A seguir será apresentado um plano de uma empresa fictícia baseada em empresas reais.

1

DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo venha da palavra de origem francesa entrepreneur que significa empresário segundo Hisrish,1986 “ aquele que assume risco e começa algo novo.”

O conceito sobre empreendedorismo tem passado por muitas modificações, mais o que os autores têm em comum acordo para definições é as características dos empreendedores que se difere em pessoas que tem visão de futuro para seu negocio tem, não tem medo de arriscar, tomam decisões na hora certa, tomam as dificuldades como conhecimento para desenvolver melhor seu empreendimento. Com base em estudos do Sebrae, o Brasil esta em alto crescimento de novos empreendedores, os jovens profissionais graduados em ensinos técnicos e universitário estão investindo em seu próprio negocio, com o programa empreendedor individual através da Lei Complementar n° 128/2008, e esses novos empreendimento tem- se mostrados bem sucedidos.

O conceito que mais identifica o empreendedor e o de Joseph Schumpeter, 1949, para o autor empreendedor “é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”.

Com base nas pesquisas foi notado que muito empreendedor começam seu negocio sem um projeto de suas ideias e sem um plano de negocio para gerenciar as tarefas o que é um erro por esse motivo algumas vão à falência nos primeiro três anos, muitos acham que ter dinheiro e que sabem o que devem fazer tem tudo em mente é o suficiente para ter sucesso, e não é bem assim! Um bom planejamento é necessário para separar funções e tarefas tanto para os gestores quanto para os demais funcionários. E para um empreendimento dar certo é importante que seus gestores saibam dominar as técnicas de gestão, e principalmente, ter uma conduta de líder para lidar com os colaboradores e fornecedores.

O SEBRAE é um órgão que apoia os novos empreendedores, e oferece diversos cursos voltados para atitudes dos empreendedores, dando sabedoria para quem quer abrir seu próprio negocio, só não dão o ramo em que você devera atuar, mais o conceito de como fazer e gerenciar, para que dê certo suas ideias.

2

ETAPAS ESSENCIAIS PARA SE CRIAR UM NOVO NEGÓCIO

“Segundo autores existe uma forma simples de identificar oportunidades e diferenciar ideias, são os 3Ms definido por (Dornelas, 2003), são “Demandas de Mercado”, “Tamanho e estrutura do Mercado” e “Analise de Margem”. O empreendedor sabendo responder esses três perguntas, será muito útil na hora de avaliar as demandas e oportunidades do seu negócio, porem as respostas para essas perguntas em sempre são fáceis para ser descritas, fazendo com que seja dificultoso o entendimento dos 3Ms, se o empreendedor conseguir as respostas será muito bom para que o mesmo decida onde e como devera por em pratica suas ideias e abrir seu próprio negocio visando uma vida útil e de retorno rápido.

Um dos maiores erros dos empreendedores é pensar que tem uma ideia revolucionaria e única, achando que não tem um concorrente à altura do seu negócio, esses que pensam desta forma vão à falência nos primeiros anos de vida. Deve ter uma visão de que pra tudo, tem um competido que quer fazer melhor que você.

Sabendo disto que esses novos empreendedores fizeram seus levantamentos dentro das definições de Dornelas à teoria dos 3Ms, claro que nem todas as perguntas foram respondidas, porem as que eles conseguirão foi útil, para colocar as ideias no papel fazem o projeto do negócio e planejando os pontos, visando às oportunidades.

Durante alguns meses um grupo de amigos pesquisou as tendências, para saber a localização exata onde seria montada a empresa. Pesquisarão e o que as pessoas queriam naquela região, qual eram seus anseios e suas sugestões, e após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com