TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS- Planejamento, Programação e Controle de produção

Seminário: ATPS- Planejamento, Programação e Controle de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Seminário  •  3.140 Palavras (13 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 13

Sumário

Sumário 1

Conceito sobre o Planejamento, Programação e Controle de Produção 4

Importância do planejamento e controle de produção na Administração 6

Dados e Conceitos Sobre Controle da Produção 9

Controle de Estoques 11

Referências Bibliográficas 12

ATPS- Planejamento, Programação e Controle de produção

Conceito sobre o Planejamento, Programação e Controle de Produção

O Planejamento desempenha funções que determinam antecipadamente quais os objetivos que deverão ser alcançados da melhor maneira possível. Esta voltada para continuidade da organização tem foco no futuro sendo que sua importância significa: Sem planejamento a empresa fica oculta no caos. Assim o objetivo a serem alcançados determina a prioridade que se deve fazer ,quando fazer,quem deve fazer. Planejamento e Controle de Produção é o departamento que permite continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade decidir sobre qual melhor forma de emprego dos recursos de produção, garantindo, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Assim, PPCP trata dados de diversas áreas, transformando em informações, suporta a produção para que o produto seja entregue no prazo e na quantidade solicitada.

O PPCP deve responder algumas questões:

Primeiro: O que produzir?

Segundo: Quanto produzir?

Terceiro: Onde produzir?

Quarto: Como produzir?

Quinto: Quando Produzir?

Sexto: Como quero produzir?

Sétimo: Com quem produzir?

Do ponto de vista acadêmico existem pontos e habilidades para execução das tarefas de PPCP são vistos em disciplinas denominadas Planejamento de produção onde se destacam:

- Previsão de demanda;

- Planejamento agregado da Produção;

- Planejamento da capacidade da produção;

- Programação Mestra da Produção;

- Programação detalhada da Produção;

- Controle da Produção.

Previsão da demanda: Os métodos estatísticos e subjetivos de previsão da demanda auxiliam os gestores/gerentes de produção no dimensionamento da produção além dos recursos materiais e humano. Quando a produção da empresa adota uma estratégia de estoque a previsão da demanda tem um papel fundamental.

Planejamento da Capacidade de produção: Tendo uma previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada, posiciona-se a necessidade de adequar (aumentar e ou diminuir) a capacidade de produção para melhor atender a demanda de médio e longo prazo.

Planejamento Agregado da produção: Visa determinar a melhor estratégia de produção para empresa. Nele estão agregados as decisões de volume de produção e estoque mensais, contratação ou demissão de pessoal, utilização de horas extras e subcontratação, contratos de fornecimentos e outros. Usualmente o horizonte de planejamento é anual com revisão mensal dos planos. Nesse nível de planejamento as informações de demanda e capacidades são agregadas para viabilizar a análise e tomada de decisões.

Programação Mestra da produção: Significa operacionalização dos planos de produção em curto prazo. Assim são analisados e direcionados os recursos (pessoas, máquinas, matérias- primas) no tempo ideal para produzir a com qualidade a quantidade necessária para atender a demanda de determinado período. Nessa etapa podemos ter uma definição mais precisada itens e quantidades de produção, além de estoque com um grau de detalhamento superior ao utilizado no planejamento agregado.

Programação detalhada da produção: É a operacionalização de chão de fabrica. Define como a fábrica irá operar diariamente. Suas atividades envolvem programação da produção são: Administração de Materiais, seqüenciamento das ordens de produção. Emissão e liberação de ordens.

Administração de materiais: planeja e controla estoque define tamanho dos lotes, a forma de reposição da matéria-prima e os estoques de segurança.

Seqüenciamento: é a determinação da seqüência de execução das operações de produção nas máquinas, visando diminuir atrasos; ociosidades e estoques em processo.

Emissão de ordens: programa o programa de produção emitindo a documentação necessária para iniciar as operações e liberar os recursos disponíveis.

Em sistema de produção repetitiva (alto volume, baixa variedade), a programação detalhada orienta por regras mais simples e visuais como o sistema de produção puxada por Kamban. Por outro lado em empresas de produção intermitente (baixo volume e alta variedade), a atividade de programação detalhada torna-se mais complexa, dificultando a sincronização das operações para reduzir custos, atrasos e tempo de fluxo das ordens. Assim a atividade de programação pode ser apoiada em software específico de programação de produção.

Controle de produção: ultima etapa do PPCP e consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção conforme planejado consiste em verificar o que foi decidido no plano agregado, programa mestre e programação detalhada esta sendo feito. O apontamento da produção (tempos e rendimentos do processo), o PPCP acumula dados atuais dos processos para utilização de decisões futuras.

Importância do planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com