TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Planejamento e controle da produção

Seminário: ATPS: Planejamento e controle da produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Seminário  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

ETAPA 01

PASSO 1

Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (identificado ao final da ATPS), e anotar: os mais

Relevantes dados, informações e conceitos sobre o Planejamento e Controle da Produção,

Para serem utilizados na redação do texto final desta etapa.

O Planejamento constitui a primeira etapa do processo administrativo, e o controle, a última (Chiavenato, 2004).·.

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. O planejamento está voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro, a sua importância reside nisto: sem o planejamento a empresa fica perdida no caos assim, partindo de fixação dos objetivos a ser alcançados, o planejamento determina a priori o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que maneira. E ele é feito na base de um conjunto de planos.

O que se deve fazer

PLANEJAMNETO Quando fazer Objetivos a alcançar

Quem deve fazer

Como fazer

Por sua vez, o controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneria possível. A tarefa do controle é verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e organizado conforme as ordens dadas, para indetificar os erros ou desvios, a fim de corrigi-los e evitar sua repetição.

Medir desempenho: comparar com o planejamento

CONTROLE

Corrigir o desempenho: identificar erros ou desvios

O processo administrativo tem quatro etapas.

Planejamento Organização Direção Controle.

Ambas as definições apresentadas de planejamento e de controle são genéricas, mas ilustram muito bem o seu significado.

A finalidade do PCP é aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa. Trata-se, portanto, de uma dupla finalidade: atuar sobre os meios de produção com o propósito de aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados a fim de aumentar a eficácia.

Ao desenvolver as suas funções, o PCP mantém uma rede de relações com as demais áreas da empresa, as inter-relações entre o PCP e as demais áreas da empresa se devem ao fato de que o PCP procura utilizar racionalmente os recursos empresariais: matérias, humanos, financeiros etc. Assim, as principais inter-relações do PCP com as demais áreas da empresa são as seguintes: Com a área de ENGENHARIA INDUSTRIAL , SUPRIMENTOS E COMPRAS, RECURSOS HUMANOS, FINANCEIRA, DE VENDAS, DE PRODUÇÃO.

O PCP tem princípios fundamentais.

o PCP se baseia em princípios fundamentais e não em leis. Quando trata do planejamento da produção, o PCP utiliza os princípios fundamentais do planejamento e, quando trata do controle da produção, utiliza os princípios fundamentais do controle (Chiavenato, 2004).··.

Os princípios que regem a planejamento são:

Princípio da Definição do objetivo: o objetivo deve ser definido de forma clara e concisa, para que o planejamento seja adequado, porque este é feito em função do objetivo que se pretende atingir. A finalidade do planejamento é determinar como o objetivo deverá ser alcançado. Dessa forma, se o objetivo não for claramente definido, o planejamento será muito vago e dispersivo. No fundo, o planejamento constituiu meio para alcançar o objetivo definido.

Princípio da Flexibilidade do planejamento: o planejamento deve ser flexível e elástico a fim de poder se adaptar a situações imprevistas.

como o planejamento se refere ao futuro, a sua execução deve permitir certa flexibilidade e adaptação que podem sofrer alterações imprevistas.

Os princípios que regem o controle são:

Princípio do Objetivo: o controle deve contribuir para o alcance dos objetivos por meio da indicação dos erros ou das falhas, em tempo hábil para permitir ação corretiva oportuna.

Princípio da Definição dos Padrões: o controle deve basear-se em padrões bem definidos. Geralmente, os padrões são definidos no planejamento, ou seja, antes da execução dos trabalhos, e devem claramente servir de critério para o futuro desempenho.

Princípio da Exceção: esse princípio de controle foi formulado originalmente por Taylor, um dos percursores da moderna administração. Taylor considerava que a atenção do administrator não deve se espalhar demais sobre as coisas que andam bem. Ao contrário, o administrator precisa estar atento ás coisas que andam mal, ou seja, ás execuções. Diz esse princípio que o controle deve se concentrar exclusivamente sobre as situações excepcionais, isto é, sobre os desvios mais importantes, e não sobre as coisas normais.

Princípio da Ação: o controle somente se justifica quando proporciona ação corretiva sobre desvios ou falhas apontados. Isso significa que de nada adianta um controle que não indique providência a tomar ou falhas a resolver. Se o controle não conduz a nada, então é melhor eliminá-lo.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com