TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Planejamento E Controle De Produção

Monografias: Atps Planejamento E Controle De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  5.376 Palavras (22 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 22

ATPS – PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Atividades Práticas Supervisionadas apresentado a Faculdade Anhanguera de Sorocaba, como requisito parcial do Curso Superior de Administração, para obtenção do titulo de Administrador sob a orientação do Professor Marcos Rueda Guzman e do Professor Marcelo Carvalho.

Aprovada em __ de __ de 2013.

BANCA EXAMINADORA

________________________

________________________

________________________

RESUMO

Esse trabalho é um relatório sobre a importância do planejamento, programação e controle da produção.

Os projetos podem ser aplicados a curto, médio e longo prazo, de acordo com a necessidade e capacidade da empresa, e o foco é sempre a melhoria do processo, correção de falhar e satisfação do cliente final.

Palavras Chave: planejamento, programação, controle, produção, prazo, melhoria, satisfação.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................................06

Etapa 1.......................................................................................................................................07

Etapa 2.......................................................................................................................................17

Etapa 3.......................................................................................................................................21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................23

INTRODUÇÃO

O mundo moderno é constituído de organizações. Significa que nascemos, crescemos, aprendemos, trabalhamos e morreremos dependendo delas.

Para atingir seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, as empresas não produzem ao acaso. Não funciona de improviso. Precisam planejar antecipadamente e controlar de forma adequada sua produção. Assim, existe o PCP que visa aumentar a eficiência e eficácia da empresa.

A palavra controle tem sido mal interpretada e associada a punições, vigilância e restrições. Em administração, ela é utilizada no sentido amplo de guiar e regular atividades da empresa, para garantir o alcance dos objetivos almejados. Se tudo corresse exatamente de acordo com o que foi planejamento, não havia nenhuma necessidade de controle. Existe controle exatamente porque sempre alguma coisa sai diferente daquilo para o qual foi planejada.

Todo sistema depende de insumos/entradas que procedem do seu meio externo para poderem funcionar. Esses insumos/entradas são processados pelos diversos subsistemas e transformados em saídas ou resultados (produtos ou serviços) que retornam ao meio externo. A eficiência do sistema consiste em manter uma relação viável de entradas/saídas.

ETAPA 1

Conceito de PCP

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. O planejamento está voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. A sua importância reside nisso, sem planejamento a empresa fica perdida no caos. Assim, partindo da fixação dos objetivos a serem alcançados, o planejamento e determina a prioridade, o que se deve fazer, quando fazer e quem deve fazê-lo e de que forma. E ele é feito da seguinte maneira:

• O que Fazer

• Quando fazer

• Quem deve Fazer

• Como fazer

Por sua vez, controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível. A tarefa do controle é verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e organizado, conforme as ordens dadas, para verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que planejado e organizado, conforme as ordens dadas, para identificar os erros ou desvios, a fim de corrigi-los e evitar sua repetição.

O planejamento constitui a primeira etapa do processo administrativo, e o controle é a última, ambas são genéricas mais ilustram muito bem o seu significado, no caso especifico da produção, o planejamento e controle da produção planejam e controlam as atividades produtivas da empresa, se a empresa é produtoras de bens ou mercadorias, cuidando de matérias primas necessárias, da quantidade de mão de obra, das maquinas e dos equipamentos e do estoque de produtos acabados disponíveis no tempo e no espaço, a área de vendas efetuarem as entregas aos clientes. Se a empresa é produtora de serviços, o PCP planeja e controla a produção desses serviços, cuidando da quantidade de mão obra necessária, das maquinas e dos equipamentos, e dos demais recursos necessários, a oferta dos serviços no tempo e no espaço, a fim de atender à demanda dos clientes e usuários.

Partindo dos objetivos da empresa o PCP planeja e programa a produção e as operações da empresa, bem como as controla adequadamente, para tirar o melhor proveito possível em termos de eficiência a eficácia.

Nenhuma empresa trabalha na base da improvisação. Nada é feito aleatoriamente. Tudo precisa ser planejado antecipadamente para evitar desperdícios, perdas de tempos, atrasos ou antecipações desnecessários. O Planejamento da Produção (PP) constitui a segunda fase do PCP, vindo logo depois do projeto de produção. O planejamento da produção é vital para o sucesso da empresa: fundamenta-se na previsão de vendas com base no que a empresa pretende colocar no mercado e na capacidade de produzir. Com esses dois pontos de fundamentação, o PP programa as maquinas, matérias-primas e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com