TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS matematica

Por:   •  5/5/2015  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FICHAMENTO

Bruno de Oliveira

Obra: “
A gestão de pessoas como parceria principal para o sucesso organizacional”

Artigo: “Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI”

        O artigo procura disseminar diferenças entre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, e assim refletir sobre um novo papel adquirido por essas áreas e assim melhorar o desempenho, alcançar resultados e o sucesso das empresas.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Capital Intelectual.

 
   O trabalho visa investigar a relação entre Gestão de Pessoas com o sucesso organizacional, pois as pessoas entram nas organizações levando suas próprias características e acabam influenciando diretamente  seu desempenho no ambiente organizacional, o texto mostrará a diferença entre Recursos Humanos x Gestão de Pessoas.

   Segundo Boog(2002) o departamento de Recursos Humanos trabalhava de forma mecanicista, onde cuidava da folha de pagamento e contratação profissional, sendo exigido desses apenas experiência técnica, por outro lado, conforme Boas(2009) a Gestão de pessoas é diferenciada pela participação, capacitação, envolvimento, e desenvolvimento do capital humano.
  A areá de Recursos Humanos deixou de ser um simples departamento pessoal e se tornou um dos principais fatores de sucesso nas organizações, anteriormente apenas intermediava reduzia os conflitos e acima de tudo administrava pessoas de acordo com as leis trabalhistas atuando como maquinas(AQUINO, 1980) O objetivo desta análise é mostrar como os papéis entre pessoas e empresas mudaram ao longo do tempo.

   Atualmente o cenário se mostra diferente: as pessoas passaram a ser peças essências para o crescimento da organização, assim inciando uma era onde é valiosa participação e o conheciemento. De acordo com Boog(2002) caráter de reciprocidade que essa interação - pessoas e organização – exige diante da globalização da economia e, consequentemente com um mundo fortemente competitivo, as empresas precisam estar atentas e preparadas para enfrentar essas mudanças e turbulências, utilizando assim de maneira criativa , um recuso de proximidade com os colaboradores, dando-os voz, e liberdade de opinar e agir automaticamente. Mas para que exista essa aproximação é necessário alguns novos recursos  como: capacitação, interação e desenvolvimento. Para que seja possível humanizar cada vez mais as organizações.

        RECURSOS HUMANOS X GESTÃO DE PESSOAS

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (398.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com