TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de materiais no contexto empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Administração de materiais no contexto empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS NO CONTEXTO EMPRESARIAL:

A administração de material consiste do planejamento, da organização e do controle das tarefas que direcionam e definem a qualidade, o fornecimento, o armazenamento, o controle e o destino dos materiais às atividades operacionais da empresa. A administração dos mesmos é definida de acordo com um conjunto de atividades desenvolvidas dentro da empresa, de forma centralizada, com objetivo de adquirir materiais necessários ao desempenho das atribuições.

Essas atividades vão desde o provisiona mento, até as operações de controle de estoque, passando anteriormente pelo setor compras, o recebimento, a armazenagem e fornecimento. Ou seja, a administração de materiais tem por objetivo garantir a continuidade do estoque, organizado de modo a não ter faltas de materiais que o compõe, adotando administração dos meios que atendem o suprimento de materiais indispensáveis para o funcionamento da organização dentro dos padrões pré-definidos, como tempo, qualidade e menor preço.

A administração do material tem por objetivo:

• Giro de estoques;

• Baixo custo de aquisição;

• Suprimento contínuo;

• Qualidade consistente;

• Minimizar despesa com pessoal;

• Relações positivas com os fornecedores;

• Bons registros.

• Preços Baixos;

Uma empresa não funciona sem recursos, sejam financeiros, materiais ou humanos. No que se refere a insumos ou aos bens patrimoniais imprescindíveis no processo de produção.

Devido ao crescimento da concorrência originada da participação no mercado consumidor as empresas buscam maneiras de melhorar seus desempenhos, através de maneiras diferentes de adquirir vantagens competitivas, se não competitiva, ao menos comparativa, através de uma boa gestão dos recursos materiais.

Com o crescimento dos custos é necessário ressaltar a importância da boa gestão dos estoques e patrimônio a fim de aplicá-los exigindo o máximo em eficiência e eficácia. A política de material de cada empresa varia conforme estão classificados seus materiais e seu campo de atuação. Assim sendo são usadas algumas técnicas básicas, como padronização dos materiais, ciclo de materiais, e o transporte de materiais, seja ele interno ou externo.

Entrevista e questionário a uma empresa do ramo logístico:

Entrevistamos a empresa FREELOG, suas rotinas administrativas e provisionais, a fim de compará-las ao modelo citado acima. A FREELOG é uma empresa que trabalha com produtos

1-Como são realizados os procedimentos de recebimento e armazenagem de materiais na FREELOG?

R: O recebimento é feito através do almoxarifado que confere, armazena e efetua entrada do material através de nota fiscal, no caso de produtos importados, essa função é do planejamento.

2-Como é feita a programação de matérias-primas?

R: A Programação se dá através do cadastramento de forecast, que simula uma previsão de vendas e gera os pedidos de compra dos materiais, levando em conta o lead time do fornecedor.

3-Como é mantido o estoque de insumos?

R: o Suprimento é contínuo, e o estoque é baixo em termos de valor e quantidade, com objetivo de melhor controle, menor custo de armazenagem,

4-Como é feita a programação da produção e qual o tipo de produção da FREELOG?

R: A Produção é feita por um planejador específico que analisa os estoques de produtos acabados e gera as próximas necessidades. A empresa FREELOG trabalha com uma cultura de produção para estoque afim de atendimento imediato ao cliente.

ETAPA 02.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

A metodologia Just-in-time/Kanban e o MRP é o que iremos abordar neste trabalho.Iremos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com