TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agroindústria familiar

Artigo: Agroindústria familiar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  Artigo  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

Agroindústria

A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária e outros. A agroindústria é um segmento de cadeias, que vai desde insumos até o consumidor.

Agroindústria familiar

A agroindústria familiar é formada por micro e pequenos empresários que oferecem produtos de baixa sofisticação tecnológica ligados à cultura local.

A transformação dos produtos geralmente é feita de forma artesanal sem formalidades, em pequenas instalações, sem aparatos tecnológicos e com processamentos simples, mas apresentam uma significativa agregação de valor.

São produtos que atendem a consumidores vários níveis sociais e de distintas regiões. Neste grupo estão inseridos produtos como: Iogurte, Queijo, Doces entre outros. Inserem-se também produtos orgânicos destinados a uma fatia de mercado com o maior poder aquisitivo.

Fig. 01

A agroindústria familiar se constitui a partir de motivações de natureza econômica e social. A principal motivação é o benefício financeiro, ou seja, agregação de valores dos produtos. Este setor é subdividido em outros dois;

A Agroindústria Familiar Rural, que é representada pela comercialização do excedente de produtos rurais que não conseguem ser comercializados como in natura. Outra característica predominante é o envolvimento familiar em todos os processos de produção, que por sua vez é feito com pouco uso de tecnologia. Todo esse processo é financiado pela própria família ou, pela ajuda estatal. Os produtos deste segmento, são pouco competitivos devido ao baixo nível de produção e à pouca atenção voltada para o marketing dos produtos. A dificuldade da comercialização é um fator caracterizado pela falta de planejamento e de uma prévia visão de mercado. Estima-se que apenas 3% desses produtores sobrevivem no mercado, essa porcentagem é uma conseqüência da má adaptação ao mercado e as freqüentes mudanças econômicas.

A agroindústria familiar urbana, de pequena escala, conhecida também como “Empresa de fundo de quintal”, surge de uma oportunidade de mercado, identificada pelo proprietário, na maioria das vezes de maneira intuitiva, isso é, sem um estudo e avaliações formais, guiados pelo conhecimento técnico de familiares ou dos seus próprios conhecimentos (“know-how”).

Um dos seus primeiros problemas é conseguir matéria-prima, devido ao seu pequeno poder de compra e a falta de crédito no mercado, recorrendo assim as Centrais de Abastecimento ou a produtores vizinhos. Nesse sistema, a uma remota atenção a questão da qualidade inviabilizando a segurança dos produtos. Estima-se que a taxa de sobrevivência dessas empresas é de apenas 5%.

A Agroindústria Familiar no Brasil, de acordo com uma estimativa do governo federal, consiste em 32 mil unidades de processamento de produtos, sendo que, mas da metade das mesmas, estão em situação irregular. Pela média, 10 famílias estão envolvidas com cada indústria, ou seja, 320 mil pessoas trabalham neste tipo de negócio.

Os pequenos produtores esbarram na burocracia e, muitas vezes, é complicado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com