TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criança E O Contexto Sócio-Familiar E Escolar:

Monografias: A Criança E O Contexto Sócio-Familiar E Escolar:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  1.337 Visualizações

Página 1 de 4

1. Análise crítica do texto.

A Criança e o Contexto Sócio-Familiar e Escolar:

A educação é um importante instrumento de inteirar o homem com o seu meio social, pois possibilita a compreensão da sua realidade. A escola é um dos mais importantes agentes de promoção mental infantil, funcionando como uma matriz de desenvolvimento quando proporciona experiências, sociabilidade.

A família desempenha um papel decisivo na educação formal e informal dos filhos, além disso, no seu interior são absorvidos os valores éticos e humanitários, e onde se aprofundam os laços de solidariedade e afetividade. É também em seu interior que se constroem as marcas entre as gerações e são observados valores culturais e criados os valores morais.

Mesmo com tantas dificuldades, segundo Chalita (2001 p. 20), a família tem a responsabilidade de: “formar o caráter de educar para os desafios da vida, de perpetuar valores éticos e morais. A família é um espaço em que as máscaras devem dar lugar à face transparente, sem disfarces. O diálogo não tem preço”. O diálogo é o principal instrumento para se conseguir fazer com que o educando aprenda.

Se muitas vezes a criança não demonstra ter princípios éticos e morais que são cobrados pela escola, acredita-se que a família deixou de trabalhar esses pressupostos para se apresentar um bom comportamento, diante disto, é preciso que a escola possa suprir tal carência.

A participação na vida escolar dos filhos é de muita importância para o desempenho do aluno, existem muitas maneiras dos pais participarem deste processo, dentre elas podem–se destacar: o auxílio nas tarefas escolares, o incentivo à leitura e o seu envolvimento nos eventos pedagógicos ocorridos na escola.

Numa escola onde a democracia seja defendida que o exercício da cidadania seja uma realidade, torna-se eficaz a participação da família, como destaca Gadotti, (1993, p. 17):

Discutir e reconstruir esses contornos se mostra necessário à reflexão sobre situações, por vezes, problemáticas, principalmente no que tange ao conhecimento sobre o tipo de família que hoje a escola tem que lidar e como lidar, sabe-se que a família, por mais que tenha inúmeras responsabilidades educacionais sobre a criança, necessita de auxílio para efetivar.

A criança com baixo rendimento escolar, aprendizagem lenta e várias repetências geralmente causa crises familiares, principalmente quando os pais colocam nos filhos suas realizações pessoais.

Outro fator que influencia é o novo rumo que as famílias estão tomando, mudando desta forma os valores éticos.

Mas é na escola que também se trabalha os valores e a ética. Por isto, repensar o papel da escola e a importância da qualidade implica mudanças nas características pessoais e profissionais das pessoas envolvidas e comprometidas com a educação.

Este texto nos ajuda a compreender as situações diversas que a criança apresenta nas dificuldades de aprendizagem e de comportamento, ajudando o psicopedagogo fazer as intervenções necessárias.

Famílias com adolescentes: uma Confluência de Crises

Dentro desse universo de revolução paradigmática fica difícil entender o adolescente sem conhecê-lo, a adolescência é marcada principalmente pelo início da puberdade, mudanças no corpo que vai se transformando, essa mudança acarreta uma série de fatores psicológicos onde a criança passa a dar mais importância as amizades, se agrupam com amigos que possuem algo em comum e passa a ser mais reflexiva e questionadora quanto aos modelos adquiridos pelos pais.

Nessa fase, fica difícil para o adolescente entender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com