TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agências de rating (classificação de risco)

Por:   •  21/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.163 Palavras (9 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 9

AGÊNCIAS DE RATING

ALBUQUERQUE, Carolina

Graduanda em Relações Internacionais – Faculdade Damas

RESUMO

As agências de rating tiveram sua origem nos Estados Unidos por volta de 1900 com o crescimento de mercado de títulos devido à construção de estradas de ferro, e desde então seu trabalho têm sido importante para nortear investidores. Elas são empresas independentes e sua função é analisar e classificar outras empresas ou países de acordo com sua capacidade para pagar suas dívidas no prazo determinado. Isso é fundamental para ditar os juros do empréstimo ou a não efetivação dele. A escala de classificação de risco varia para cada empresa, geralmente indo de AAA a C ou D. As melhores classificações são chamadas de Grau de Investimento, consideradas seguras para investir, e as que não se enquadram nela, são chamadas de Grau Especulativo e apresentam risco de calote. Estas classificações exercem grande influência sobre investimentos e o fluxo de capital, já que muitos investidores utilizam tais informações para tomar decisões, aumentando ou diminuindo taxas de juros, o que pode causar um ciclo vicioso e diminuir ainda mais a possibilidade de pagamento pelo tomador. O trabalho dessas agências é criticado por suas classificações falharem muitas vezes, além disso, as agências podem ter interesse em que empresas voltem a contratá-las, assim concedendo classificação melhor que a devida. Para concluir, este trabalho traz o rebaixamento recente da classificação da Petrobrás, que mostra a atuação constante e relevância dessas agências para a economia e sociedade.

Palavras-chave: rating, agências, economia

ABSTRACT

Credit rating agencies had their origin in the United States around 1900 with the bond market growth due to the construction of railroads, and since then their work has been important to guide investors. They are independent companies and their function is to analyze and classify other companies or countries according to their ability to pay their debts within the given time. This is fundamental to dictate the interest on the loan or not effecting it. The risk rating scale is different for each company, generally ranging from AAA to C or D. The best ratings are called Investment Grade, considered safe to invest, and those that do not fit within it, are called Speculative Grade and present risk of default. These classifications have great influence on investment and capital flows, as many investors use this information to make decisions, raising or lowering interest rates, which can cause a vicious cycle and further decrease the possibility of payment by the borrower. The work of these agencies is criticized for their ratings fail often, in addition, the agencies may have an interest in beind re-hired by companies, thus granting rating better than adequate. In conclusion, this paper brings the recent downgrade of the rating of Petrobras, which shows the constant presence and relevance of these agencies for the economy and society.

Keywords: rating, agencies, economy.

  1. INTRODUÇÃO

Agências de rating tiveram sua origem nos Estados Unidos por volta de 1900, quando ratings começaram a ser aplicados a títulos financeiros, especificamente aos relacionados ao mercado de títulos da estrada de ferro. Nos Estados Unidos, a construção de extensas estradas de ferro levou ao desenvolvimento de emissões de títulos corporativos para financiá-las, e, portanto, um mercado de títulos muito maior do que em outros países.

Os mercados de títulos na Holanda e na Grã-Bretanha tinham sido estabelecidos há mais tempo, mas tendiam a ser pequenos, e giravam em torno de governos soberanos que foram confiados para honrar suas dívidas. As empresas foram fundadas para proporcionar aos investidores informações financeiras sobre a crescente indústria ferroviária, incluindo a empresa de Henry Varnum Poor’s, que produziu uma publicação da compilação de dados financeiros sobre as indústrias da estrada de ferro e do canal. Na sequência da crise financeira de 1907, a demanda subiu para tal informação independente do mercado, em especial para as análises independentes de credibilidade. Em 1909, o analista financeiro John Moody lançou uma publicação focada exclusivamente em títulos da estrada de ferro.

Seu índice se tornou o primeiro a ser publicado extensamente em um formato acessível, e sua empresa foi a primeira a cobrar comissões de subscrição para os investidores.

Em 1913, a publicação de ratings pela Moody’s passou por duas mudanças significativas: ela expandiu seu foco para incluir as empresas industriais e utilitários, e começou a usar um sistema de carta-classificação. Pela primeira vez, títulos públicos foram classificados utilizando um sistema emprestado de agências de classificação de crédito mercantil, usando letras para indicar a sua credibilidade. Nos anos seguintes, foram estabelecidos antecedentes das "três grandes" agências de rating. Poor Publishing Company iniciou a emissão de ratings em 1916, Standard Statistics Company em 1922, e a Fitch Publishing Company em 1924.

  1. CARACTERIZAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE RATING

Agências de rating (credit rating agencies) ou agências de classificação de risco de crédito são empresas independentes e sua função é avaliar, atribuir notas e classificar a capacidade que tomadores têm de pagar suas dívidas no prazo fixado. 

O devedor tanto pode ser um Estado soberano, um município, uma empresa ou um grupo empresarial.  Quando esse risco de inadimplência se refere a operações de crédito concedido a um Estado soberano ou ao seu Banco Central, é chamado risco soberano ou político e é de natureza macroeconômica, quando é atribuído a uma empresa, é chamado risco comercial e é de natureza microeconômica. Quando o risco se refere contratos de crédito firmados com a totalidade dos agentes (públicos, incluindo entidades infranacionais e não soberanas, ou privados) de um país, utiliza-se a expressão risco país. As principais agências de rating são a Moddy’s, a S&P (Standard & Poor’s) e a Fitch.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (226.2 Kb)   docx (48.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com