TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alinhamento geométrico simples

Resenha: Alinhamento geométrico simples. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Resenha  •  202 Palavras (1 Páginas)  •  304 Visualizações

O nivelamento geométrico visa a obtenção do desnível entre dois pontos (A e B) a partir da leitura de miras com auxílio de níveis ópticos ou digitais. É o mais preciso entre todos os tipos de nivelamento, podendo ser utilizado tanto para fins topográficos como geodésicos.

Nivelamento Geométrico Simples (NGS):

Neste caso, instala-se o instrumento a meia distância entre os dois pontos a serem nivelados, lembrando que esta distância não poderá ser superior a 60 m para minimizar os erros de leitura (colimação).

Os segmentos eqüidistantes não precisam ser necessariamente alinhados.

Ao contrário do que ocorre quando trabalhamos com Teodolitos ou Estação Total, não há necessidade de se medir em campo a altura do instrumento, pois o nível trabalha com planos horizontais que apresentarão sempre o mesmo desnível independente da altura na qual o mesmo foi instalado.

Ao se iniciar os procedimentos de campo do nivelamento, faz-se a leitura das miras sobre os pontos a serem nivelados, fazendo-se a leitura do fio nivelador (Fio médio) e dos fios estadimétricos (Superior e inferior).

Deve-se fazer a leitura dos fios superior e inferior e pela diferença (FS – FI) que não poderá ser superior a 0,002 m podemos ter um controle sobre a qualidade da leitura do fio nivelador.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com