TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alistamento

Tese: Alistamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Tese  •  2.892 Palavras (12 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Como encontrar pessoas e conservar as melhores pessoas. A disputa pelas melhores pessoas está aumentando de maneira significativa, pois não há muito número suficiente de pessoas excelentes. O resultado estudante nos exames nacionais tem caído continuamente. Isso com freqüência demonstram falta de habilidades básicas para o desempenho adequado no trabalho, segundo os resultados dos estudantes nos exames nacionais de Educação. Nem todos os formando do ensino médio terminam a escola pública a escola publica com uma boa base em informática, mesmo sendo ela um elemento significativo no espaço de trabalho atual. Em muitas companhias, novas tecnologias ficam encostadas nas prateleiras porque o empregado tem medo delas ou não tem quem os treine.

A competição pelas melhores pessoas aumentou e vai continuar aumentando. ”Pessoas talentosas podem escolher parar de trabalhar para uma companhia, mas as companhias inteligentes sabem que seu trabalho é manter essas pessoas talentosas trabalhando com elas”.

Recrutamento

Diversos são os conceitos de recrutamento trazidos pela doutrina.

Dentre eles, destacamos agora o ponto de vista de Benedito Rodrigues Pontes, que segundo ele recrutamento é a atração de mão-de-obra captação de recursos humanos internos e externos à organização objetivando minúcia a seleção de pessoal, também fala que durante a ocorrência do processo de recrutamento, evidenciam-se algumas fases, que devem ser identificadas corretamente, pois baseadas nelas é que são tomadas decisões referentes às contratações, bem como apontadas as reais deficiências de mão-de-obra no momento. Só mediante a identificação da real necessidade da empresa e a análise das opções às quais se pode recorrer, é que se torna viável definir através de que meios ou técnicas será executado este recrutamento, pois se estas fases iniciais não forem devidamente cumpridas, é possível que haja distorções no processo, e a necessidade da empresa não seja solucionada em um primeiro momento.

São duas as fontes de recrutamento: interna, na qual os candidatos são recrutados no mercado na própria empresa, e externos, quando os candidatos são recrutados no mercado de trabalho. O recrutamento interno apresenta como vantagens a velocidade do processo, que beneficia ao extremo, a não necessidade de exames e testes introdutórios, o custo da operação quase nulo, além da ascensão motivacional do individuo e dos demais membros, que criam e sustentam expectativas constantes de reconhecimento e promoção. O recrutamento externo e o processo de captação de recursos humanos no mercado de trabalho, com o objetivo de suprir uma necessidade da empresa no seu quadro de efetivos. Mas por outro lado há algumas desvantagens no recrutamento interno como: Conflito de interesses, Ressentimentos dos não-promovidos, Redução de criatividade e inovação. No recrutamento externo, várias são as fontes para capitação de candidatos, como o banco de dados internos, que comporta os currículos que já estão na organização, na forma de papel ou no sistema, currículos enviados por e-mail ou até mesmo a apresentação espontânea dos candidatos. Outras fontes são as de indicação dos próprios funcionários, e a colocação de cartazes dentro da empresa para informar sobre a necessidade de novas contratações. As agencias de empregos são entidades conhecidas, já que possuem um banco de candidatos. Os jornais são outra fonte, principalmente aqueles de maior circulação. E com essa fonte de recrutamento se consegue importação de idéias novas e atualização da organização; Redução de custos de desenvolvimento pessoal, partindo-se de pressuposto que uma pessoa contratada do mercado já está qualificada. Porém essa fonte de recrutamento é mais demorada; mais cara; a margem de erro é maior; é menos seguro, necessitando muitas vezes de um contrato de experiência; maior tempo de adaptação do funcionário; frustração dos empregados antigos, que passam a visualizar barreiras para seu crescimento profissional e afeta a política salarial da empresa.

O recrutamento procura dentro e fora da empresa candidatos para ocupar as vagas existentes.

Seleção

O processo de seleção é constituído por etapas cuja finalidade é levar á contratação de candidatos recrutados.

As principais são: a identificação dos candidatos recrutados, triagem, aplicação de testes de conhecimentos, entrevistas de seleção, entrevistas técnicas, exames médicos, referências dos candidatos e admissão. O processo de seleção inicia-se com uma triagem, isto é, como uma entrevista rápida que tem o objetivo analisar se o candidato possui os requisitos exigidos para o cargo. O segundo passo é a aplicação de testes psicológicos, que não são realizados por algumas empresas. O próximo passo são as entrevistas de seleção, nas quais se busca conhecer o potencial do candidato, sua motivação, seu interesse para o cargo. Desta entrevista são selecionados poucos candidatos que vão para as entrevistas técnicas, que objetivam avaliar se o candidato possui qualificação necessária para a ocupação do cargo oferecido. Escolhido o candidato, a próxima etapa é o exame medico seguido da analise das referencias do candidato, e por ultimo, a admissão.

O processo de seleção identifica os bons candidatos entre os recrutados.

Mercado de trabalho

É composto pelas ofertas de trabalho e oportunidades oferecidas pelas organizações, ele é dinâmico, as suas características influenciam o comportamento dos candidatos ao emprego e as praticas do RH dentro das empresas. O mercado de trabalho refere-se às oportunidades quantitativa de emprego em determinada região. Quando o mercado de trabalho esta em oferta, investe em recrutamento para atrair talentos, tem critérios de seleção mais flexíveis, aplicam treinamentos para compensar a inadequação dos candidatos, oferta salário estimulantes para atrair candidatos e dão ênfase no recrutamento interno, como meio de fixa os funcionários atuais. Já na procura há baixos investimentos em recrutamentos os critérios de seleção mais rígida, poucos se investe em treinamentos os salariais mais baixos para aproveitar a competição entre candidatos.

O mercado de trabalho é essencial para a empresa analisar os recursos humanos disponíveis em determinada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com