TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Econômica Placas Fotovoltaicas

Por:   •  1/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Professor: CLEVERSON FLÔR DA ROSA

Data: 23/11/2021

Nota: _________

Disciplina: VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE PROJETOS

Aluno (a): Aylla Rafaela Menezes Guedes

ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DE INSTALAÇÕES DE PLACAS FOTOVOLTAICAS

André Gomes Barros (2019) 1ª Edição

Responda as seguintes questões de acordo com o Capítulo 4: A viabilidade econômica de utilização de placas fotovoltaicas em uma empresa:

  1. Faça um resgate teórico dos principais conceitos abordados da ENERGIA SOLAR SOB O ASPECTO DA SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO.

R: O sistema fotovoltaico se destaca quanto à sustentabilidade dos sistemas, já que se mostra autônomo e limpo, pois a única fonte de energia utilizada é a proveniente do sol. Além disso, a energia solar proporciona segurança energética com baixo impacto ambiental, sendo uma importante fonte de energia limpa que pode diminuir o impacto ambiental da produção de energia. Fontes energéticas à base de combustíveis, por exemplo, geram poluição em todo o processo, desde a extração até a utilização, enquanto a energia solar se encontra disponível de forma cíclica e perene, sem necessidade de extração contínua de recursos naturais como outras fontes não renováveis.

  1. Quais os principais métodos utilizados para a avaliação da viabilidade econômica? Comente 2 deles.

 R: Foram abordados sete principais métodos de avaliação, sendo eles: (Payback Simples e Descontado, ROI, VPL, TIR, TMA e IL).

  • Payback Simples: o payback simples é o tempo necessário para que a empresa tenha o retorno do investimento inicial aplicado ao empreendimento.
  • Retorno Sobre o Investimento (ROI): o índice de Retorno sobre o Investimento, mede a rentabilidade das operações básicas da empresa face aos recursos aplicados nessas operações.

  1. Qual a metodologia utilizada para a análise? É possível replicar essa mesma metodologia em outra empresa?

R: A metodologia em questão utilizada para a análise foi a Taxa Mínima de Atratividade (TMA). Trata-se de uma taxa de juros que significa o menor valor que um investidor está disposto a ter de retorno quando faz um investimento, ou o maior valor que uma pessoa se compromete a pagar no momento que realiza um financiamento, o que faz com que a TMA seja singular para cada investidor, ou seja, para cada empresa.

  1. Faça um resumo das considerações finais desse capítulo 4.

R: O objetivo do trabalho foi avaliar a possível implantação de um sistema fotovoltaico em uma empresa offshore no município de Macaé, situado no estado do Rio de Janeiro. Foi possível observar que a companhia tem capacidade estrutural para abrigar o sistema e que o investimento a ser realizado será revertido em aproximadamente 6 anos, proporcionando grande economia em médio e longo prazo.

Em relação aos métodos de viabilidade econômica utilizados, constatou-se que o VPL e a TIR são os métodos mais completos para tomada de decisão, pois englobam todos os anos do projeto e que a viabilidade de utilização de placas fotovoltaicas é considerada positiva, proporcionando benefícios financeiros e contribuindo para a sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com