TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Risco De Um Projeto é Tratado Pela Equipe Do Projeto. Entenda Como Funciona O Gerenciamento De Riscos, Quanto Aos Impactos Na Ocorrência De Um Evento não Esperado, Analisando As Afirmações E Escolha A Alternativa Correta.

Artigos Científicos: O Risco De Um Projeto é Tratado Pela Equipe Do Projeto. Entenda Como Funciona O Gerenciamento De Riscos, Quanto Aos Impactos Na Ocorrência De Um Evento não Esperado, Analisando As Afirmações E Escolha A Alternativa Correta.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................4

2.1 GESTÃO DE PROJETOS......................................................................................5

2.2 ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E LOGISTICA............................................6

2.2.1GESTÃO POR COMPETÊNCIA..........................................................................6

2.2.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, CONCEITOS E VIABILIDADE................7

2.2.3 APLICABILIDADE DA LOGÍSTICA.....................................................................8

2.3 EMPREENDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO....................................................9

2.3.1EMPREENDEDOR,ADMINISTRADOR E INTAEMPREENDEDOR....................9

2.3.2ANÁLISE DE MERCADO E PLANO DE MARKETING........................................9

2.3.3ESTUDO DE MERCADO...................................................................................10

3 CONCLUSÃO 11

1 INTRODUÇÃO

Ao longo desse trabalho serão abordados temas diversos referentes a administração. Tendo em vista a abrangência desse assunto hoje em dia, em que o nível de competitividade atinge patamares nunca vistos e em que empresas líderes de mercado rapidamente são esquecidas, o estudo da ciência administrativa é de vital importância.

Inicialmente, será realizada uma apresentação acerca do estudo do caso do café Seleto e o desenvolvimento de um projeto para o lançamento de um novo produto do mesmo. No segundo item, serão abordados temas referente à gestão da empresa em suas rotinas administrativas e em questões de produção. E para finalizar uma apresentação de pontos referentes a marketing.

Dentro disso tudo, é possível promover uma visão ampla da administração. Todos esses segmentos funcionam de maneira entrelaçada, seguindo um planejamento estratégico uno e coeso, que leve a empresa a um único rumo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE PROJETOS

Ao se pegar uma empresa como o caso da Seleto e pensar como lançar um produto para um novo segmento, é preciso imaginar em toda a sua estrutura tangível e intangível. Nesse caso o valor intangível assume grande importância porque a empresa possui uma tradição na produção de café e conseguiu criar um valor simbólico muito forte com o mercado consumidor através de seu jingle.

A Seleto é uma empresa com tradição, o que implica em uma cultura que resiste à apresentação de propostas de mudanças. É possível notar isso através da resistência do dono da marca com a alteração do jingle, demandando um longo processo até ele aceitar, e mesmo assim a proposta da empresa de publicidade foi alvo de crítica. Além disso, precisa-se deixar claro que seu mercado consumidor está limitado à região sudeste.

Possuindo essa visão, pode-se então propor uma ideia de produto para novo segmento. A empresa tem por história derivados do café, além de atuar também com achocolatados e com cereais. Então esse lançamento de produto de novo segmento deverá se enquadrar dentro dessa estrutura, pensando na área de terra possuída para o plantio, na cultura da empresa em lidar com grãos e também na estrutura de distribuição abrangendo quatro estados.

O primeiro passo seria uma pesquisa de marketing para entender qual produto que se encaixa nesse perfil. Uma sugestão poderia ser em produtos farináceos, como derivados de milho, trigo, aveia, trigo, etc.

Ao mesmo tempo, é preciso conhecer a capacidade produtiva e as necessidades de expansão. Havendo interesse, as terras serão suficientes? Se não, será interessante comprar ou arrendar, ou tentar comprar grãos de outros produtores? Nessa segunda hipótese, é preciso atentar que isso mudaria a cultura da empresa, que tem por tradição produzir a própria matéria-prima da base industrial. Seria preciso também avaliar a questão de produção industrial e logística, quais as adaptações seriam necessárias e qual a capacidade de distribuição.

Olhando esse planejamento prévio, percebe-se que existe uma possibilidade grande de se realizar investimentos vultuosos, apesar de que não chegariam a ser tão grandes quanto os para um produto completamente distinto. Então o lançamento do produto precisaria de um comparativo financeiro, tendo em vista os investimentos a serem feitos com a perspectiva de vendas. Para tanto, será preciso calcular a capacidade produtiva da empresa, juntamente à demanda, incluindo a disposição do consumidor final em pagar (para se chegar a uma precificação ideal). Munido desse projeto pode-se tomar uma decisão de introduzir ou não um novo produto.

2.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

2.2.1 Gestão por Competência

Por gestão de competências tem-se uma nova técnica gerencial surgida das mudanças no ambiente empresarial, notoriamente a partir do últimos quarto do século XX. Nesse período, as mudanças na sociedade e os avanços tecnológicos atingiram em cheio as organizações, levando-as a passar por mudanças de forma a se tornarem mais competitivas.

Uma dessas mudanças se deu no tratamento do seus colaboradores, que se tornaram um ativo ainda mais importante. O período da repetição e do homem se adaptando à máquina se encerrou e as empresas precisaram investir mais e mais no capital humano.

Por gestão de competências entende-se o conjunto de propostas na organização que leva todo o ambiente de trabalho a se tornar mais eficiente. Essa mudança se dá nas pessoas, através de uma série de trabalhos que levem-nas à maior qualidade e a um conjunto com melhores resultados.

No trabalho de Brandão e Guimarães é possível encontrar várias definições para esse conceito. Uma citação feita pelos autores sobre Durand mostra uma ideia. Seguindo essa linha,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com