TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROJETO A CAATINGA VAI Á ESCOLA E A ESCOLA VAI Á CAATINGA

Por:   •  30/4/2017  •  Artigo  •  4.981 Palavras (20 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 20

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROJETO A CAATINGA VAI Á ESCOLA E A ESCOLA VAI Á CAATINGA: PROGRAMA INTEGRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BIOMA CAATINGA PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CRATEÚS-CE.

             

                                    Maria Cristina de Sousa Elias¹ e Helenicy Holanda Veras ²

Resumo

 O presente trabalho buscou avaliar a efetividade do programa de educação ambiental, que atende todos os alunos do 6º ano da rede municipal de Crateús-CE. Para isto, foram realizados planejamentos pedagógicos com todos os professores de Ciências das escolas municipais a fim de definir a metodologia a ser desenvolvida em sala de aula e sua contextualização com o bioma local (Caatinga). Foram realizadas aulas de campo na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serra das Almas. Após as aulas práticas, foi realizada uma aplicação de questionários tanto para os professores participantes quanto para os alunos atendidos pelo programa. Os resultados obtidos possibilitaram a compreensão de que o programa foi bem aceito pela comunidade escolar, e que é um projeto inovador. Constatou-se que o programa foi efetivo, pois foi capaz de promover o conhecimento em todos os níveis educacionais.

Palavras- chave-  Educação Ambiental; Bioma Caatinga.

Abstract

 This study evaluated the effectiveness off environmental education program that serves all students in the 6th year of municipal Crateús-EC. For this, plans were made ​​to teaching all science teachers in municipal schools in order to define the methodology to be developed in the classroom and its context with the local biome (Caatinga). Field classes were held in the Private Reserve of Natural Heritage (PRNP) Serra das Almas. After school practices, was carried out questionnaires for both participating teachers and for students enrolled in the program. The results provided an understanding that the program was well accepted by the school community, and that is an innovative project. It was found that the program was effective because it was able to promote awareness at all levels of education.
Keywords: Environmental Education. Caatinga.

INTRODUÇÃO

A cidade de Crateús, localizada na região nordeste do Brasil conta com uma população de 72.386 habitantes com um Índice de desenvolvimento humano  (IDH ) de 0,675. Para coordenar as ações que promovam a sustentabilidade socioambiental do município, o Governo Municipal instituiu em 01 de março de 2011  a Lei nº 98/2010, na qual permitiu a instalação da  Secretaria de Meio Ambiente – SEMAM. Sua composição é composta por 01 Núcleo de Educação Ambiental e 01 Núcleo de Proteção e Conservação dos Recursos Naturais, como também, um viveiro de mudas com capacidade para 8 mil mudas anos e um excelente ambiente de Educação Ambiental.

Com o propósito de fortalecer o processo de formação de sujeitos ecológicos, o Governo Municipal de Crateús por meio da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Educação vem trabalhando a Educação Ambiental nas Escolas do Pré-escolar ao Ensino Fundamental II de forma interdisciplinar e transversal proporcionando a formação de sujeitos responsáveis pela manutenção da vida no bioma Caatinga.

Fortalecendo os conceitos de responsabilidade ambiental, as Escolas estão mobilizadas e em fase de formação dos CONVIDAS, inserido as crianças e adolescentes na articulação de tomadas de atitudes coletivas sustentáveis na comunidade escolar e seu entorno.

        Segundo Pontalti (2005), a escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos, ou seja, o respeito ao meio ambiente devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.

        Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua consequência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o meio ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente equilibrado e saudável, ANDRADE (2000).

        Nesse sentido, esse o programa promove a aplicação de conteúdos ambientais ligados à realidade local, especificamente sobre o Bioma Caatinga, ajudando o aluno a perceber a correlação dos fatos e ter uma visão holística, ou seja, integral do ambiente em que vive. Esse processo envolve a capacitação técnica, práticas de produção de mudas e hortas escolares e visitas monitoradas à Reserva Natural Serra das Almas, fato esse que tem contribuído para a formação de Sujeitos Ecológicos através de estudos teóricos e práticos com conteúdos e metodologias específicas sobre o Bioma Caatinga, mas especificamente para os alunos que cursam o sexto ano do ensino fundamental nas Escolas de Cidadania do Município de Crateús. Para isso é necessário o desenvolvimento de bases teóricas e aplicação prática desse conhecimento para subsidiar os professores no processo de ensino e aprendizagem.

As práticas não servem apenas como complemento das atividades teóricas tê-las são de fundamental importância para a elaboração do conhecimento e assimilação do conteúdo apresentado. Capeletto (1999) afirma que para o ensino se tornar efetivo, ao mesmo tempo em que adquire todo o interesse de uma tarefa criativa, passa por uma modificação substancial do trabalho docente que se reduz praticamente a ministrar aulas e reconhecer a importância decisiva que possuí uma séria preparação das aulas dadas, associadas a tarefas de inovação e pesquisa.

         O programa tem desenvolvido um amplo diálogo educativo sobre o bioma Caatinga e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serra das Almas para todos os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, assim como tem capacitado os professores que lecionam a disciplina de Ciências da Natureza no 6º ano do ensino fundamental, para trabalhar o material sobre a Caatinga, através de palestras, cartilhas sobre o bioma caatinga e a visitação de todas as turmas de 6º ano a Serra das Almas, promovendo assim espaços de vivências ecológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (401.7 Kb)   docx (158.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com