TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES GESTÃO DA QUALIDADE

Pesquisas Acadêmicas: ATIVIDADES GESTÃO DA QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  3.710 Palavras (15 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 15

UNIDADE 5

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

TQM (Total Quality Management) permite a informatização do Sistema de Gestão da Qualidade dos laboratórios de diagnóstico, agilizando e facilitando a gestão dos processos e a sua qualidade, promovendo a melhoria contínua dos mesmos. O sistema TQM é um módulo integrante e complementar do Sistema de Informação Laboratorial da Roche, OMEGA 3MIL, que permite a informatização do sistema de gestão da qualidade de um laboratório de análises clínicas. As funcionalidades do TQM abrangem diversas áreas, tais como a gestão documental, a gestão de ocorrências e não conformidades, a gestão de ações corretivas e preventivas, indicadores da qualidade, gestão de manutenções de equipamentos e instrumentos, proporcionando e facilitando no cálculo dos indicadores da qualidade. (Fonte: site da Roche) Considerando o texto acima e o conteúdo do estudo, você deve analisar as afirmações abaixo e escolher a alternativa correta.

Afirmação I - O TQM é uma abordagem abrangente que visa melhora a competitividade, a eficácia e a flexibilidade por meio de planejamento, organização e compreensão de cada atividade, envolvendo cada indivíduo em cada nível.

Afirmação II - O TQM assegura que a administração adota uma visão estratégica da qualidade e se concentra no controle do problema e não em sua prevenção. Exige muitas vezes uma mudança de mentalidade a fim de quebrar barreiras existentes.

Afirmação III - As administrações que duvidam da aplicabilidade do TQM devem procurar informações sobre custos operacionais, pois estes são sempre muito altos, inviabilizando sempre qualquer projeto para sua implantação.

Resposta Selecionada: a.

Está correta apenas à afirmação I.

Resposta Correta: a.

Está correta apenas à afirmação I.

Feedback da resposta: Alternativa correta é, Está correta apenas à afirmação I . A afirmação I está correta conforme pode ser observado no texto e no conteúdo. Observe que a afirmação II está incorreta quando afirma que concentra no controle do problema e não em sua prevenção isto é o inverso. A alternativa III está incorreta quando afirma que os custos são sempre muito altos, sem especificar o que são muito altos e, que inviabiliza sempre qualquer projeto, pois isto depende do cálculo de retorno.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Alterar um processo, por exemplo, de produção requer um plano bem elaborado no sentido de não perder qualidade no mesmo. No texto sobre o TQM o autor enfatiza a importância dos Gráficos Detalhados de Fluxo de Processo e Diagramas de Fluxo como ferramenta da qualidade total. Os gráficos de fluxo documentam os processos e, são úteis como ferramenta de solução de problemas e ajudam na melhoria de processos. Uma equipe de funcionários poderá elaborar os fluxogramas de um processo existente e de um processo desejado ou melhorado e compará-los de modo a salientar quais as modificações que serão necessárias. O autor destaca que cinco símbolos padrão são usados em conjunto para representar todos os tipos de atividades em gráficos detalhados de fluxo e diagramas que podem ser divididos em quatro tipos básicos. Você deve optar pela alternativa que apresenta de forma simultânea, os quatro tipos citados.

Resposta Selecionada: d.

Pessoal Material Equipamento Informações.

Resposta Correta: d.

Pessoal Material Equipamento Informações.

Feedback da resposta: Alternativa é correta. Pessoal Material Equipamento Informações . Os quatro tipos citados são: Pessoal, Material, Equipamento e Informações.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

O desenvolvimento de novos produtos é fundamental para a sobrevivência das empresas. Estas precisam atualizar seus produtos, seus processos e seus serviços. A inovação faz com que as empresas queiram inventar, desenvolver projetos de novos produtos, com objetivo de melhorar seus produtos, serviços e processos já existentes. As inovações mais importantes que surgem são requisitos automáticos das necessidades que o mercado dita. A qualidade entra como o requisito mais importante ao longo de todo um projeto. Todos os processos operacionais voltados ao desenvolvimento do projeto precisam estar em sinergia e ser capazes de realizar o projeto. Para se criar um novo produto ou serviço baseado nos requisitos dos clientes todos os membros da organização deverão estar envolvidos no processo. Uma ferramenta da qualidade importante para conhecer as necessidades do mercado e interpretá-las, de tal modo que possam ser atendidas pela empresa é:

Resposta Selecionada: c.

Desdobramento da Função Qualidade.

Resposta Correta: c.

Desdobramento da Função Qualidade.

Feedback da resposta: Alternativa é correta é Desdobramento da Função Qualidade , também conhecido como QFD (sigla em inglês). Alguns funcionários da organização recebem a tarefa de entender as seguintes perguntas: Quais são os clientes, Quais são as suas necessidades, Como serão satisfeitas as necessidades. Essas perguntas e respostas são colocadas em uma matriz de QFD.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

A Gestão da Qualidade Total é um conceito conhecido e difundido pela sigla TQM (Total Quality Management), este tem se consolidado através do uso extensivo e pela prática das principais abordagens da qualidade, constituindo-se na atualidade em modelos de gerenciamento e administração de questões relativas ao que pode se denominar de qualidade total. O TQM é uma abordagem abrangente que visa melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade por meio de planejamento, organização e compreensão de cada atividade, envolvendo cada individuo em cada nível. É útil em todos os tipos de organização. Observe as afirmações abaixo e faça opção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com