TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do conceito de ciências gerenciais, contábeis e econômicas

Pesquisas Acadêmicas: Análise do conceito de ciências gerenciais, contábeis e econômicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO .....4

2.1 – EXEMPLO DE PLANEJAMENTO 5

2.2 – EXEMPLO DE ORGANOGRAMA 6

3 A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE 8

4 A IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA 11

5 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos analisar alguns conceitos das ciências administrativas, contábeis e econômicas. Além disso, falarei resumidamente porque elas são importantes numa organização.

No primeiro tópico abordarei a Administração. O principal foco serão as funções administrativas, que foram desenvolvidas por Henry Fayol. Depois disto trarei um exemplo de como aplicá-las em um projeto de implementação de um sistema ERP.

No segundo tópico abordarei a contabilidade. O principal foco será o patrimônio. Nele irei descrever a composição do patrimônio de uma organização e qual é a importância de controlá-lo.

No terceiro e último tópico abordarei a Economia. Nele irei descrever alguns conceitos de análise de mercado, demanda, oferta, equilíbrio de mercado e estruturas de mercado.

2 A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO

Quem acha que administrar ou abrir uma empresa é uma tarefa fácil está muito enganado. Para que uma empresa seja constituída existem vários pontos que devem ser analisados. Uma empresa é composta por vários setores, divisões e subdivisões, aonde cada um destes tem um papel fundamental. Sempre existe um representante, normalmente o presidente ou diretor, que são os responsáveis pelas tomadas de decisões, porém cada colaborador tem uma parcela de contribuição na administração da empresa.

Montana e Charnov definem administração como: “o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”. (SILVA, 2010, p. 8)

Caravantes define Administração como: “o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais”. (SILVA, 2010, p. 9)

Podemos ver nos dois conceitos a palavra “Objetivo”. Toda organização possui objetivos, seja de curto, médio ou longo prazo, seja interno ou externo. Interessante ressaltar que a empresa convive diariamente com objetivos, por exemplo: vender mil reais de determinado produto. Porém, independente do prazo, para que o objetivo traçado seja alcançado é necessário planejamento, organização, direção, liderança e controle. Esses são os princípios das Funções Administrativas, que foram desenvolvidas por Henry Fayol devido à necessidade de diferenciar as funções operacionais e de gestão.

Vamos supor que uma empresa que realize sua escrituração manual decida implementar um sistema ERP num período de 28 meses. O objetivo dela está traçado, porém ela precisa se planejar durante estes meses para que ao final deste período ela tenha alcançado o seu objetivo. Segundo a autora: “Entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Assim, essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo.” (SILVA, 2010, p. 151) Na tabela 2.1 podemos ver um exemplo de planejamento que pode ser adotado pela empresa.

Tabela 2.1 – Exemplo de Planejamento

2013 MAI REALIZAR PESQUISA DE MERCADO PARA VERIFICAR QUAL EMPRESA SERÁ CONTRATADA PARA A IMPLEMENTAÇÃO

JUN

JUL

ASSINAR CONTRATO COM A EMPRESA ESCOLHIDA

DEFINIR A EQUIPE QUE PARTICIPARÁ DO PROJETO (GERENTE DO PROJETO, LÍDERES E KEYS USERS)

AGO

SET INÍCIO DO PROJETO

PARAMETRIZAÇÃO DOS CENÁRIOS DE TESTE (CADASTRO DE FORNECEDORES E CLIENTES, RECEBIMENTO FISCAL, FATURAMENTO, CONTAS A PAGAR E RECEBER E CONTABILIDADE)

OUT

NOV

DEZ

2014 JAN

FEV

MAR INÍCIO DOS TESTES NO AMBIENTE DE HOMOLOGAÇÃO

CENÁRIO DE TESTE - CADASTRO DE FORNECEDORES E CLIENTES

ABR CENÁRIO DE TESTE - RECEBIMENTO FISCAL

MAI

JUN

JUL CENÁRIO DE TESTE - FATURAMENTO

AGO

SET

OUT CENÁRIO DE TESTE - CONTAS A PAGAR E RECEBER

NOV

DEZ

2015 JAN CENÁRIO DE TESTE - CONTABILIDADE

FEV

MAR

ABR REVISÃO DOS TESTES REALIZADOS E VERIFICAÇÃO DE MELHORIAS

MAI

JUN INÍCIO DA PARAMETRIZAÇÃO NO AMBIENTE DE PRODUÇÃO E REALIZAÇÃO DE TREINAMENTO AOS USUÁRIOS

JUL

AGO INÍCIO DA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA EM PRODUÇÃO E TÉRMINO DO PROJETO

Além de planejamento, a empresa precisa se organizar. Como serão alocados os recursos neste período? Quem será o responsável pelo projeto? Segundo a autora: “Organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos. A estrutura deve estar de acordo com a estratégia e irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa. E a forma de visualizarmos essas relações é através do organograma, que é a representação gráfica de uma organização”. (SILVA, 2010, p. 151) Na figura 2.2 podemos ver um exemplo de organograma que pode ser adotado pela empresa.

Figura 2.2 – Exemplo de Organograma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com