TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do livro “O segredo de Luísa”

Resenha: Análise do livro “O segredo de Luísa”. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Resenha  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO LIVRO: O SEGREDO DE LUISA

No livro “O segredo de Luísa”, o autor explora com detalhes o mundo do empresário que está iniciando um empreendimento, colocando sua visão esclarecedora sobre o tema “O Plano de Negócios” (que é exatamente o título do capitulo 4), para a abertura de uma empresa e o estabelecimento de objetivos devidamente definidos como padrões do sucesso do negócio. Mostra ainda que a visão, o desejo de ver seu sonho realizado e a persistência compõem o perfil do empresário empreendedor e que tais características podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa que queira ter sucesso no mundo dos negócios. O livro atenta-se também ao fato da necessidade das relações entre as pessoas, onde uma boa indicação e “apadrinhamento” pode trazer grandes possibilidades de sucesso em comparação a quem não os possui.

A obra fala da trajetória de Luísa, uma dentista recém-formada que por influencias externas, no caso sua tia Fernanda, passou a sonhar em ter um negócio próprio e decide transformar uma ideia em empresa, a GMA – Goiabadas Maria Amélia Ltda. No final da obra e após muitos desafios, a protagonista chega ao seu objetivo com louvor, inspirando a quem mais sonha ingressar na esfera empresarial. O autor toma o cuidado de mostrar não somente o caminho percorrido por Luísa em si, mas as estratégias usadas para o desenvolvimento de sua empresa.

Dentre os principais fatores que tornaram possível o crescimento e o sucesso da GMA, podemos citar o marketing. Trata-se de uma ferramenta de grande importância divulgando e apresentando o produto aos clientes e consumidores que, por sua vez, farão uso dos produtos e dos serviços da empresa.

O desenvolvimento de Luísa é visível durante o desenrolar da estória. Suas dúvidas e os problemas enfrentados desde a decisão de largar a profissão pela qual estudou e assumir o papel de empresária tem forte alusão (para não dizer semelhança) com o que ocorre aos empreendedores de todas as áreas. Porém, o que difere os fracos dos fortes no sentido empresarial é a maneira como enfrentarão as adversidades.

Durante a narração da vida de empresária de Luísa, podemos observar ainda que sem a coragem, determinação e trabalho continuo nada teria sido possível. O empreendedor vai viver situações diárias de tomada de decisões estratégicas onde um passo em falso ou uma decisão tomada erroneamente podem evitar uma empresa de atingir o sucesso esperado.

Diante da possibilidade de ver seu sonho realizado, Luísa começou a tomar atitudes para que tudo começasse a acontecer. Buscou parcerias e conhecimento empreendedor para que o projeto saísse do papel, obtendo assim suporte financeiro também. Porém observamos que apesar da garra e vontade de vencer, Luísa passou por momentos complicados, tanto de cunho profissional quanto pessoal e que erros sempre acontecem, mas desistir diante deles é o que leva ao fracasso empresarial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com