TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capitulo 1 Livro O Segredo De Luisa

Dissertações: Resumo Capitulo 1 Livro O Segredo De Luisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  19.312 Visualizações

Página 1 de 6

Capitulo 1 – A motivação e o perfil do empreendedor

O autor inicia o livro com um pequeno trecho narrando o momento em que se da a entender que Luísa será a ganhadora do prêmio de Melhor Empreendedor Global do Estado de Minas Gerais. Porém, antes que o vencedor seja revelado o autor é remetido ao início da história, retratando um romance, o qual envolve parte da trajetória de vida da personagem principal, Luísa, uma moça muito inteligente, não só no lado profissional, mas também com os seus sentimentos de amor, alegria, medo, solidão, tristeza e tantos outros que fazem parte da vida de qualquer pessoa. Expõe também a concretização da sua idéia de ter o seu próprio negócio. No decorrer da narração, envolve outros personagens, que são essenciais na vida de Luísa. Toda a história se passa entre a cidade de Ponte Nova, interior de Minas Gerais e a capital de Belo Horizonte. Retrata a história de uma jovem estudante de uma família tradicional e bem sucedida, aos 20 anos, Luísa estava noiva e cursava o quinto ano de odontologia. Nascida em Ponte Nova, deixou os pais e foi para Belo Horizonte com o intuito de fazer o curso superior, que na realidade era mais um sonho dos pais em ver sua filha uma doutora do que dela própria. Faltando um ano para sua formatura, percebeu que sua vida estava passando por grandes momentos de decisões. Sua vida profissional e amorosa estava mal definida. Buscava uma solução para encontrar sua auto-realização.

Na família em que todos conseguiram alcançar um padrão de vida muito bom, Luísa era admiradora de sua tia e madrinha Fernanda, a única empresária e bem sucedida da família. Luísa desde pequena sempre trabalhou com a tia em suas férias e ela sempre foi sua fonte de inspiração. A tia Fernanda construiu considerável patrimônio na cidade, reunindo em uma só loja, serviços e comércio de variadas naturezas, o estabelecimento tinha o nome de Sereia Azul, que ficava localizada no centro de Ponte Nova, na Praça Getúlio Vargas.

Mas como definir um ser Empreendedor? Empreendedor é uma pessoa que inova,cria, observa as oportunidades, tem iniciativa para realizar seus sonhos. O empreendedor anseia realizar o que outros não o fizeram, pois acredita que seus atos podem solucionar problemas, podem gerar consequências.

Acredita-se que o Empreendedorismo seja um fenômeno social, econômico, que visa questões positivas para a coletividade. O ser humano pode nascer ou se tornar, ao longo da vida, empreendedor.

Na loja de Fernanda, sempre foi servida uma goiabada chamada de “goiabada cascão”que ela mesma produzia, e que todos são fascinados pelo seu delicioso sabor e até pessoas de outras cidades vinham em busca dela. Luísa personagem principal desta história, consegue adquirir todos os conceitos para se tornar empreendedora vê pois vê em sua tia Fernanda um modelo de sucesso a ser seguido e nisso uma grande oportunidade de sucesso. A "fama" da goiabada Cascão lhe despertara um sonho, uma oportunidade de se tornar uma empresária de sucesso.

Ela começa a desenvolver a idéia de um produto: a goiabada-cascão. Qual a relevância desses momentos na vida de Luísa? Ela tinha prazer em cozinhar, era criativa nessa área. Adquirira experiência comercial, que consistia em vender, atender clientes, entender o comportamento deles. Com base nessa vivência, nesse conhecimento de um negócio, começou a imaginar um produto que pudesse ter sucesso. O surgimento do produto ocorreu como conseqüência natural da própria vida de Luísa, como meio de lhe dar a independência que queria, fazendo algo de que gostava. Começa a ter visões sobre o que poderia ser sua futura empresa.

A teoria visionária de L. J. Filion (1991) nos ajuda a entender como se forma uma idéia de produto e quais as condições para que esta surja. Ela diz que as pessoas motivadas a abrir uma empresa vão criando, no decorrer do tempo, baseadas na sua experiência, idéias de produtos.

Tais idéias, a princípio, emergem em estado bruto e refletem ainda um sonho, uma vontade não muito definida. Ou seja, ainda não sofreram um processo de validação, podem ainda não ser um produto. Para aprofundar-se em sua idéia emergente (ou idéias), o futuro empreendedor procura pessoas com as quais possa obter informações para aprimorá-la, testála, verificar se é um bom negócio. São as Relações na teoria de Filion. Procura também ler sobre o assunto, participar de feiras, eventos.

Ao obter tais informações, o empreendedor nascente vai alterando a sua idéia inicial, agregando novas características, mudando alguma coisa, descobrindo ou inventando novos processos de produção, distribuição ou vendas. E, ao modificar o produto, vai atrás de novas pessoas, de livros, revistas, feiras etc. É um processo contínuo de conquistas de novas relações. E esse processo é circular, na medida em que tais relações irão contribuir para melhorar o produto, alterando-o... e assim por diante.

Para Filion, essas idéias iniciais são visões emergentes. Prosseguindo em sua busca, vai chegar um dia em que o empreendedor sente que encontrou a forma final do produto e já sabe para quem vai vendê-lo. Nesse momento, ele deu corpo à sua visão central.

Esse é o processo de formação da visão. Visões emergentes levam a novas relações

(nos níveis secundário e terciário),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com