TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise financeira

Seminário: Análise financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2014  •  Seminário  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Além dessas contas, fazem parte da nova classificação introduzida na Lei 6.404/76, as antigas contas do grupo dos Resultados de exercícios futuros.

6) O que significa ‘Endividamento’ ou ‘Participação de Capital de Terceiros’?

Capital de terceiros / Passivo Total x 100

Esta medida revela o nível de endividamento (dependência) da empresa em relação a seu financiamento por meio de recursos próprio.

Análise: indica quanto a empresa tomou de capitais de terceiros para cada R$ 100,00 de capital próprio investido. Quanto menor, melhor.

Entende-se por participação de capital de terceiros os auxílios exteriores à empresa, como os financiamentos ou os empréstimos. Os recursos de investidores exteriores a uma empresa, os quais compram uma cota ou uma participação na empresa, qualificando-se como sócios, na qualidade de auferir ganhos financeiros a partir desse investimento próprio. Isto é, o capital de terceiros é a totalidade da soma do passivo que circula e do passivo que é exigido a longo prazo.

7) O que significa Método DuPont de análise financeira?

Também conhecido como ROI (Retun on Investiment), retorno sobre o capital empregado ou Método Du Pont para avaliação da lucratividade da empresa, constitui-se num dos principais índices da análise econômica.

4) Dê os conceitos de ‘Ativo Circulante’ e de ‘Ativo não Circulante’.

Ativo circulante, em contabilidade, é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo. Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário,mercadorias, matérias-primas e títulos. De acordo com a Lei 6.404/76 (modificada pela Lei 11.941/2009), o Ativo no Balanço Patrimonial se constituirá dos seguintes grupos: Ativo Circulante e Ativo Não-Circulante. O ativo circulante é aquele que irá se realizar até o final do exercício social seguinte ao do balanço que está sendo elaborado e é equivalente ao "capital em giro". O Capital de giro ou Capital Circulante Líquido é a diferença entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante, conforme estava estabelecido na terminologia da DOAR (Demonstração das origens e aplicações de recursos) na Lei 6.404/76 até 2007. A partir de 01.01.2008, a DOAR foi extinta, por força da Lei 11.638/2007, que modificou a Lei 6.404/76. Em resumo, o ativo circulante é o termo usado na contabilidade, para mostrar os valores e os direitos que a entidade possui no curto prazo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com