TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ( EJA ) ETAPA – 1 PESQUISA SOBRE O ESTADO DE SERGIPE MUNICÍPIO DE ARACAJÚ

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA – 1 PESQUISA SOBRE O ESTADO DE SERGIPE

MUNICÍPIO DE ARACAJÚ

Sergipe é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o oceano Atlântico a leste e os estados da Bahia, a oeste e a sul, e de Alagoas, a norte, do qual está separado pelo Rio São Francisco. É o menor dos estados brasileiros, ocupando uma área total de 21 915,116 km², pouco maior que Israel. Em 2010, sua população foi recenseada em 2.068.017 habitantes.

A capital e maior cidade é Aracaju, a primeira capital de Sergipe. , todas com mais de 50 mil habitantes. Ao todo, o estado possui 75 municípios divididos nas mesorregiões do Leste, Agreste e Sertão sergipanos.A atividade agrícola é um fator da economia sergipana. Em destaque nesse ramo, encontra-se o cultivo da cana-de-açúcar. A laranja e o coco também são produzidos pelo estado. O extrativismo mineral é outra atividade do setor primário. Petróleo, gás natural, calcário e potássio são os principais

O menor estado do nordeste é Sergipe do lado da região de Alagoas separado apenas pelo Rio São Francisco, sua capital é Aracajú incluindo os municípios de Barra do Coqueiro, Nossa senhora do Socorro e São Cristovão , contando também com cidades Itabaiana Lagarto e Estância com pouco mais de 50.000 habitantes cada , ao todo são 75 municípios , uns do cultivos agrícolas são a cana de açúcar , a laranja e o coco , os principais extrativismo mineral é o petróleo e o gás natural .

Libertou-se politicamente da Bahia em 08 de julho de 1820 os profissionais para atuar no EJA tem um compromisso de elaborar uma estratégia de ensino que facilitam a competência e habilidade á realidade sócio - político dos alunos .

Foi criado um grupo de pesquisa na universidade federal de Sergipe, onde promove um conjunto de ações que contribui na formação do docente. O índice de analfabetismo atinge grande parte da população e as novas tecnologias avançam e interfere no mercado de trabalho exigindo cada vez mais para ingressar no mesmo.

O papel do EJA é pensar na educação daqueles que não tiveram oportunidade educacional processo preparando profissional para entender e desencadear as percepções do aluno, suas culturas e dificuldades.

O docente que atua na área do EJA tem o compromisso de elaborar estratégias de ensino que facilitam o desenvolvimento e habilidades sociopolíticas dos alunos, há cursos de formação inicial e continuada para professores que lidam ou lidarão com esse nível de ensino, em Sergipe há um grupo na Universidade federal que promove um conjunto de ações que contribui no processo inicial para contemplar a formação docente pra a educação do EJA, preparando o professor para desencadear as percepções dos alunos, fazendo com que o aluno leve essa educação para que possa expressar-se ao longo da vida, um processo continuo de formação com qualidade. Almeida acredita que a prática da leitura em sala pode favorecer o aluno criando um elo entre aluno e professor.

O docente em sala desenvolve tarefas básicas com reflexões que são oferecidas no seu ambiente profissional, atribuindo espaços escolares envolvendo práticas sociais de letramento, nesse curso dado pela Universidade do Sergipe o docente vizita comunidade apresentando como estagiários voluntário nessa construção pedagógico construindo um novo perfil para o EJA capaz de refletir no êxito escolar dos seus alunos contribuindo para alunos de estado do Sergipe e do Nordeste onde se registram o maior numero de analfabetos total do país segundo IBGE.

Esse projeto destina-se a formação de professores para o EJA, promovendo voluntários em comunidade em geral com acompanhamento pedagógicos, promove letramento e dá continuação a vários grupos sociais.

Como Funciona o EJA na Cidade

A Educação de Jovens e Adultos – EJA

É uma modalidade de ensino respaldada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº. 9394/96, cuja legalidade da oferta é tratada, especificamente, nos seus artigos 37 e 38, porém as determinações que a ela se aplicam encontram-se, também, em outros artigos uma vez que a mesma faz parte do contexto de atendimento da Educação Básica

ALFABETIZAÇÃO:

Primeiro estágio da Educação de Jovens e Adultos. Anterior à escolarização nos níveis de ensino.

PROAJA– Projeto próprio da Secretaria de Estado da Educação que alfabetiza em um ano letivo. Não se constitui em pré-requisito para o ingresso no ensino fundamental da EJA.

SERGIPE ALFABETIZADO – Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, instituído pela rede estadual de ensino com adesão ao Programa Brasil Alfabetizado, é desenvolvido por uma Coordenação de Alfabetização, vinculada ao Departamento de Educação.

ENSINO FUNDAMENTAL:

O Ensino Fundamental da EJA é oferecido nas formas: PRESENCIAL, EDUCAÇÂO à DISTÂNCIA e EXAMES.

PRESENCIAL:

A forma PRESENCIAL é oferecida através de CURSOS, denominados EJAEF I e EJAEF II, assim organizados:

EJAEF I – corresponde ao primeiro segmento do ensino fundamental, 1ª à 4ª séries, com organização curricular em SERIADO. Cada semestre letivo corresponde a uma série e tem duração de dois anos, com matrícula semestral.

EJAEF II – corresponde ao segundo segmento do ensino fundamental, 5ª à 8ª séries, com organização curricular para opção em SERIADO ou em MODULAR. Tem duração de dois anos com matrícula semestral.

Diferenças:

SERIADO – a cada semestre, denominado ETAPA, corresponde uma série.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com