TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análises fundamentalistas das empresas DANONE S A, NESTLE S. A. e ITAMBÉ S.A.

Por:   •  13/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.877 Palavras (16 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 16

Análises fundamentalistas das empresas DANONE S A, NESTLE S. A. e ITAMBÉ S.A.

Fundamental analysis of companies DANONE S A, NESTLE S. A. and ITAMBÉ S.A.

KÊNNIA

FÁBIO SÉRGIO VIEIRA

Resumo

A demanda por produtos lácteos no Brasil cresceu a uma taxa anual de 3% ao longo da última década. Esse incremento no consumo foi favorecido, principalmente, pelo aumento da renda da população e, também, pela diversificação do portfólio de produtos derivados do leite. Ou seja, cresceu a demanda por produtos de maior valor agregado, o que é favorável para o setor de laticínios. Em vista deste acontecimento, este trabalho teve como objetivo comparar o desempenho financeiro de três grandes empresas do setor, que são: Danone S. A., Nestle S. A. e a Itambé Alimentos S. A.  Para isso, analisou-se diversos parâmetros financeiros, tais como, a saúde financeira das empresas, a que possui a maior rentabilidade e a que daria retorno financeiro mais rápido. Assim, concluiu-se (Coloque a conclusão)

Palavras-chave: Lucro, Análise Fundamentalista, rentabilidade.

ABSTRACT

Demand for dairy products in Brazil grew at an annual rate of 3% over the past decade. This increase in consumption was favored mainly by the increase in income of the population and also to diversify the portfolio of dairy products. Ie increased demand for products with higher added value, which is favorable for the dairy industry . In view of this event , this study aimed to compare the financial performance of three major companies in the sector , which are : Danone SA , Nestle SA and Itambé Alimentos SA For this , we analyzed various financial parameters , such as the financial health enterprises, which has the highest profitability and that would give faster financial returns . Thus , it was concluded

Keywords: Profit, Fundamental Analysis , profitability.

Introdução

Com a incorporação de novos contingentes populacionais ao mercado consumidor, a demanda por alimentos cresce cada vez mais no mundo. No Brasil, os estabelecimentos formais que têm como principal atividade a produção no setor de alimentos somam 667,5 mil, representando 19% do total de estabelecimentos em 2011, segundo os dados do Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS/TEM)  (SEBRAE, 2012).

Dentro deste contexto, a demanda por produtos lácteos no Brasil cresceu a uma taxa anual de 3% ao longo da última década. Cada brasileiro consome, em média, 170 litros de leite por ano, segundo a Embrapa. Esse incremento no consumo foi favorecido, principalmente, pelo aumento da renda da população e, também, pela diversificação do portfólio de produtos derivados do leite. Ou seja, cresceu a demanda por produtos de maior valor agregado, o que é favorável para o setor de laticínios  (AGROANALYSIS, 2013). Das diversas empresas que atuam neste ramo, pode-se se destacar três: a Itambé S.A, a Danone S.A e a Nestlé.

A Itambé S.A tem suas atividades no setor de laticínios a mais de 65 anos. Possui mais de 3.300 funcionários e têm como principais produtos leites, iogurtes, bebidas lácteas, requeijão, creme de leite, manteiga e leite condensado  (ITAMBÉ LTDA, 2015).

 a Danone iniciou suas atividades no Brasil em 1970, com o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas. Em dezembro de 2000 a Danone adquiriu a marca Paulista, que está presente no Brasil desde 1933 o que fez com que a marca se tornasse a maior do Brasil. Hoje, a empresa opera por meio de sua fábrica localizada em Poços de Caldas (MG). Sua matriz está situada em São Paulo e a empresa possui vários escritórios de vendas e centros de distribuição pelo Brasil (DANONE BRASIL, 2012).

Por fim, a Nestlé S.A atua no Brasil desde 1921, produzindo diversos alimentos, entre os quais muitos derivados do leite, tais como, leite em pó, iogurtes, creme de leite. Possui a missão de oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira. Com cerca de 30 fabricas no Brasil e mais de 141 marcas no mercado, a emprese é referência em diversas categorias alimentícias atualmente  (NESTLÉ S. A.).

Neste trabalho é analisado os dados das três empresas do mesmo ramo, as quais são as citadas, Danone S A, Nestle S A e a Itambé Alimentos S. A., afim de se determinar, entre outros dados, quais estão em melhor situação financeira, qual seria mais rentável, qual daria ao acionista um retorno de investimento mais rápido.

Índices Fundamentalistas

Analisar em quais ações investir sempre foi e sempre será o grande desafio de qualquer investidor, para nos ajudar com isso é utilizado a análise fundamentalista.

É possível obter uma espécie de raio-X das empresas por meio da análise fundamentalista, compreendendo como estão os fatores que afetam o desempenho da empresa e consequentemente o valor de suas ações.

           Utilizando a análise fundamentalista você conseguirá definir um preço justo para as ações analisadas.

Isso representa uma grande vantagem, uma vez que os preços das ações muitas vezes são negociados por valores muito diferentes dos fundamentos das empresas, podendo estar:

Sobrevalorizando: indica que você deve vender as ações

Subvalorizando: indicando que você deve comprar as ações

Por conta disso, nem é preciso falar que uma análise fundamentalista bem feita pode render ótimas oportunidades de investimento e fazer seu dinheiro crescer.

Para Diego Wawrzeniak os indicadores criam proporções entre alguns valores chave, que todas as empresas têm, como lucro, dívida, valor de mercado e preço. Se conseguirmos estas proporções para empresas diferentes podemos compara-las facilmente e descobrir qual é mais lucrativa, ou qual está mais endividada por exemplo. Podemos ainda usar o histórico dos indicadores fundamentalistas para determinar a evolução do valor das ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (376 Kb)   docx (347.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com