TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico da empresa Nestlé

Pesquisas Acadêmicas: Histórico da empresa Nestlé. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.749 Palavras (35 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 35

1.2 Histórico da empresa

1866:

Primeiros experimentos de Henri Nestlé que combinavam leite de vaca, farinha de trigo e açúcar, resultando na criação da NESTLÉ® FARINHA LÁCTEA.

Os americanos Charles e George Page fundaram a Anglo-Swiss Condensed Milk Company, fabricante de leite condensado.

1867:

Lançamento da NESTLÉ® FARINHA LÁCTEA, na Suíça, marcando o início das atividades da Société Nestlé no mundo. O ninho, brasão da família de Henri Nestlé, foi utilizado como marca da empresa nascente.

1876:

Início da importação da NESTLÉ® FARINHA LÁCTEA no Brasil, nove anos após seu lançamento na Suíça.

1905:

A Société Nestlé, que tinha sido comprada de Henri Nestlé por Jules Monnerat em 1874, e a Anglo-Swiss Condensed Milk Company mantiveram uma forte concorrência até se fundirem em 1905. Surgiu, então, a Nestlé and Anglo-Swiss Condensed Milk Company.

1916:

Primeiro registro identificado, na Folhinha do Leite Moça, da importação do Creme de Leite NESTLÉ®.

Nestlé Centro de Memória – Acervo Histórico

25/05/2012

1921:

Inauguração da primeira fábrica NESTLÉ® no Brasil, em Araras (SP), a partir da aquisição da Companhia Ararense de Leiteria, de Louis Nouguès, que produzia o Leite Condensado Ararense desde 1913.

Instalação da primeira sede da NESTLÉ® no Brasil, na Rua da Misericórdia, no Rio de Janeiro (RJ).

1922:

Participação da NESTLÉ® na Exposição do Centenário da Independência do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, com o Chalet MOÇA®.

1924:

Início da produção da FARINHA LÁCTEA NESTLÉ® na Fábrica de Araras (SP).

1925:

Instalação da segunda sede da NESTLÉ® no Brasil, na Rua Santa Luzia, 242, no Rio de Janeiro (RJ).

Instalação da primeira filial da NESTLÉ® no Brasil, na cidade de São Paulo, denominada São Paulo Office. O escritório de vendas começou a operar na Rua Líbero Badaró, em duas salas alugadas, com um chefe, uma datilógrafa e um office boy.

A NESTLÉ® iniciou a fabricação do Leite Condensado Marca MOÇA® no Brasil. A moça leiteira no rótulo do Milkmaid, antes importado, era tão expressiva que os consumidores brasileiros foram, pouco a pouco, chamando o produto de “o leite da moça”.

Nestlé anunciou o lançamento do Leite Condensado Marca MOÇA® nacional, fabricado em Araras (SP), no jornal A Noite, do Rio de Janeiro (26/06/1925, p. 5).

1927:

A NESTLÉ® adquiriu a Sociedade Anonyma Companhia de Laticínios Santa Rita e Indústria de Laticínios Santa Ritense, transformando-a em seu primeiro posto de recepção de leite no Brasil, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro (SP).

Instalação da filial da NESTLÉ® na Avenida Rio Branco, 162, em Recife (PE).

Instalação da filial da NESTLÉ® em Porto Alegre (RS).

Início da fabricação do primeiro leite em pó integral da NESTLÉ® no Brasil, o MOLÍCO (com “i” acentuado), que antecedeu a marca NINHO®.

Distribuição gratuita do ABC Illustrado, cartilha que usava a FARINHA LÁCTEA NESTLÉ® como tema para ensinar o abecedário.

1929:

1930:

A crise econômico-financeira da década de 1920 refletiu-se na produção e comercialização do café. Para aproveitar a produção excedente, o governo brasileiro encomendou à NESTLÉ® uma pesquisa, que acabou conduzindo à tecnologia do café solúvel. Inicialmente, o NESCAFÉ® foi lançado na Europa, nos EUA e na Argentina, em 1938 e, no Brasil, devido à forte pressão contrária dos produtores de café torrado e moído, só foi fabricado a partir de 1953.

O LEITE MOÇA® apareceu como o principal produto em um dos mais antigos livros de receitas publicados pela NESTLÉ® no Brasil.

1931:

Lançamento do NESTOGENO no Brasil.

Instalação da filial da NESTLÉ® em Belém (PA).

1932:

Lançamento de NESCÁO (Nestlé+cacáo), um achocolatado genuinamente brasileiro. Em 1955, NESCÁO transformou-se em NESCAU®, acompanhando a nova regra ortográfica brasileira.

Anúncio de LEITE MOÇA®, alusivo à Revolução Constitucionalista, ocasião em que a NESTLÉ® reforçou as propriedades nutritivas e a adequada conservação do produto.

Início da fabricação do ELEDON na Fábrica Nestlé de Araras (SP).

1933:

A Feira de Amostras de Recife (PE), com um pavilhão do recém-lançado NESCÁO, constituiu-se em uma das primeiras iniciativas de degustação de produtos NESTLÉ® no Brasil, em feiras e eventos.

1935:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.1 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com