TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprender as competências e o comportamento dos empresários

Artigo: Aprender as competências e o comportamento dos empresários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Empreendedorismo é a habilidade de criar e constituir algo a partir...No estudo das Competências e Comportamentos dos Empreendedores.... Dentre elas, cite cinco e elabore seus comentários justificando a relevância atribuída. 1) Busca de oportunidade e iniciativa:É a antena do empreendedor: um empresário de sucesso está sempre atento às oportunidades de negócio no mercado. Entende que os problemas precisam ser solucionados e que essas soluções normalmente rendem lucros aos que se propõem a praticá-las. 2) Risco calculado: É a característica que faz com que os empreendedores avaliem as alternativas antes da ação. Quem tem esse traço é capaz de enfrentar desafios sem colocar tudo a perder, agindo de forma impensada. Não se trata apenas de correr riscos - isso faz parte da definição da atividade empresarial e é inerente à mesma. Os empreendedores avaliam o que podem ganhar e perder nas alternativas que se apresentam para depois tomar uma decisão. 3) Exigência de qualidade e eficiênciaOs empresários de sucesso procuram sempre uma forma de melhorar o que fazem, diminuir o tempo de entrega ou reduzir o custo de produção. Exigir qualidade significa estar constantemente preocupado em melhorar seu produto para atender ao desejo do cliente 4) PersistênciaEsta característica é o combustível dos empreendedores: eles sempre buscam formas diferentes de alcançar os objetivos, parecem incansáveis quando querem alguma coisa e continuam suas jornadas quando muitos preferem desistir.5) ComprometimentoEsta característica é a que confere aos empreendedores o compromisso em cumprir o que prometem ou o que se propõem. Isso significa que um bom empreendedor entrega o que anuncia.

2 - Em um artigo da revista Exame ... O que se pergunta é: Como você poderia utilizar os conceitos de forma que você faça diferença no mercado? Sempre será importante responder ao mercado, não há nenhuma dúvida. O problema é quando a reação se transforma na única estratégia perseguida pela empresa. É esse o problema. A questão não é propriamente o remédio, mas sim a intensidade da dose. Gostamos de dizer que na construção estratégica, assim como na vida, vale a máxima: “nada mais perigoso do que uma idéia, quando é a única que temos”.Hoje, uma empresa não pode mais se dar ao luxo de ser apenas reativa, entendendo que conseguirá se sobressair das demais apenas respondendo ao mercado. É preciso também que ela oriente o mercado, transformando as condições ali vigentes. Em outras palavras, é preciso que a empresa atue dentro de uma lógica proativa de negócio, ou seja, uma postura estratégica voltada não só a responder às contingências – e exigências – do mercado. É preciso que a empresa seja proativa em relação ao mercado.

3 - Segundo Montgomery e Porter...Definir o que é ter vantagem competitiva. VANTAGEM COMPETITIVA, ou diferencial competitivo, para um dado segmento de mercado, é a razão pela qual os seus clientes escolhem a oferta da sua empresa, e não a dos seus concorrentes, exatamente porque sua oferta tem algo - a vantagem competitiva - que eles buscam e é única ou melhor do que a oferta dos concorrentes. VANTAGEM COMPETITIVA é o que faz com que a sua oferta seja a escolhida pelos seus clientes e clientes potenciais, dentre todas as ofertas disponíveis no seu mercado de atuação.A VANTAGEM COMPETITIVA é sempre relativa;Você, com certeza já ouviu falar que"isto"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com