TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional E Comportamento Humano

Dissertações: Comportamento Organizacional E Comportamento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2012  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  4.442 Visualizações

Página 1 de 4

Comportamento Organizacional e Comportamento Humano.

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano e tem como objetivo ajudar a entender as ações realizadas pelas pessoas dentro da organização, verificando os motivos que condicionam tais ações e todas as possíveis alterações que o meio e as relações sociais, ao longo da vida, proporcionam a cada indivíduo. Levando em consideração que as organizações são compostas de pessoas e pessoas são indivíduos distintos entre si, logo possuem comportamentos diferenciados e próprios, e como lidar com essas diferenças, integrar pessoas as necessidades da organização não é uma tarefa fácil, portanto vivem em constantes mudanças, sejam por efeitos internos, sejam por efeitos externos.

As mudanças acontecem dinamicamente e são imprescindíveis para que a organização consiga atingir seus objetivos. “Robbins (2002, p. 6) define comportamento organizacional como um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”.

Para ter sucesso nas metas da organização, temos que ser eficiente no trabalho a ser desenvolvido. E ser eficiente é fazer um trabalho correto, sem erros e que se destaque dos outros pela qualidade do plano executado. Eficácia é ser eficiente para alcançar o objetivo proposto.

Efetividade é a junção de ser eficiente e ser eficaz, pois assim o plano poderá sair do papel e vir para realidade; fazer existir.

Para que possamos analisar o comportamento organizacional precisamos conhecer as disciplinas que estão contidas no (co): indivíduos, grupos e sistema organizacional. Existem tipos de comportamento que influenciam de forma decisiva no desempenho dos funcionários.

A produtividade, uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, transformando entradas em resultados ao mais baixo custo possível.

O absenteísmo é o não comparecimento do funcionário no trabalho.

A rotatividade é o fluxo de saída e entrada de pessoa da organização, voluntária ou involuntária (demissão).

A satisfação como a diferença entre as recompensas recebidas de fato pelo funcionário e aquilo que ele acredita merecer.

Existem outras disciplinas comportamentais que contribuem ao estudo do comportamento organizacional, dentre elas se destacam as ciências psicológicas ( psicologia experimental, clinica, organizacional, industrial, social e da aprendizagem), a sociologia, a antropologia, as ciências políticas e a economia. De forma que através deste estudo e conhecimento adequado de cada determinante, possa se aplicar esse conhecimento obtido para fazer com que a organização trabalhe com maior eficácia.

Segundo (Robbins, 2002) é fundamental conhecer e entender os aspectos que influenciam o comportamento individual: personalidade, inteligência , aptidões, percepção, atitudes e variáveis biográficas.

Ele também diz que toda organização é um sistema social, formado primariamente por pessoas, sentimentos, interesses e motivações. Esses aspectos são articulados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com