TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organiacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organiacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2012  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  1.994 Visualizações

Página 1 de 9

Comportamento Organizacional

Nome: RA

Bianca Ferreira

Camila Izidoro

Debora Viana

Jaedson França

Leiliane Lima

Leylla Vasconcelos

São Paulo

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comparação entre as definições de Stephen P. Robbins e Idalberto Chiavenato

INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES E O TRABALHO EM EQUIPE

DEFINIÇÃO DE PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO

EFICIÊNCIA E EFICÁCIA

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

É de fundamental importância o estudo sobre o comportamento humano, destacando ações e atitudes dos indivíduos. Apresentamos diferentes definições e conceitos sobre Comportamento Organizacional e sua contribuição para a sociedade.

Ao pôr em prática pesquisas e debates que auxiliaram no conhecimento do tema proposto, entendemos que tudo o que fazemos está ligado de alguma forma a organizações.

2. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional firma-se no estudo organizado do comportamento humano destacando ações e atitudes dos indivíduos. Com o objetivo de alcançar produtividade, reduzir a ausência no trabalho, alternando e promovendo a cidadania organizacional.

Segundo Karla Sampaio, as finalidades dos propósitos de Comportamento Organizacional correspondem à explicação, identificando as causas ou razões que impulsionaram determinados fatos; à previsão, direcionando eventos futuros e estabelecendo resultados alcançados através de ações específicas e o controle, que se apresenta como um objetivo controverso, pois há a dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano que é integrante fundamental das organizações.

Já na visão de Stephen P. Robbins, o Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse comportamento para melhorar a eficácia organizacional. É um campo de estudos porque se trata de uma especialidade com um corpo comum de conhecimentos, estudando três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estruturas.

Idalberto Chiavenato analisa o Comportamento Organizacional como as organizações funcionam, desenvolvendo estratégias e abrangendo resultados, contribuindo para o bem estar da sociedade e da comunidade, produzindo e distribuindo riquezas abrigando pessoas que nelas trabalham e proporcionando o dinamismo das nações.

Comparação entre as definições de Stephen P. Robbins e Idalberto Chiavenato

Pode-se dizer que Comportamento Organizacional por Stephen P. Robbins se ocupa do estudo sobre o que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho organizacional. Aplicando o conhecimento obtido sobre as pessoas e o efeito da estrutura sobre o comportamento para fazer que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Segundo Chiavenato, em um mundo repleto de mudanças e incertezas, o mais importante é conhecer a dinâmica organizacional, como as organizações se comportam e tornam-se bem sucedidas. Por fim, tudo o que fazemos está ligado de alguma forma às organizações.

|

INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. De forma sucinta, consideramos que inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. E sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.

Não é por acaso que as mais conceituadas empresas de nível mundial (Nokia, Apple, Microsoft, Sony, Google) têm uma forte característica em comum: a inovação.

Tipos de Inovação Organizacional em empresas

Inovação do produto: é a introdução de um bem ou serviço novo, francamente melhorado em relação à suas características iniciais como, por exemplo, melhoria no software ou na interface com o utilizador, novos componentes ou subsistemas, exemplos de inovação de produto são os telemóveis com câmara fotográfica, redes sem fios incorporadas nos portáteis, medicamentos novos melhorados, etc.

Inovações do processo: que afetam a forma de fazer ou de organizar, tanto do processo produtivo como das atividades complementares. Pode efetuar-se através da renovação das máquinas e equipamentos para aumentar a performance, podendo também passar pela reorganização da cadeia produtiva, a descentralização e subcontratação de algumas tarefas do processo produtivo, a gestão dos stocks, etc. São exemplos deste tipo de inovação Scanners/computadores portáteis para registro de bens e inventário, sistemas de localização através de GPS para veículos de transporte.

Inovação de marketing: é a implementação de um novo conceito ou estratégia de marketing que difere significativamente dos métodos de marketing existentes na empresa e que não foi usado anteriormente. São consideradas as alterações significativas no design ou na embalagem do produto, na distribuição de produtos, na promoção de produtos ou na política de preços. Temos como exemplos de inovação de marketing qualquer método de marketing (design/embalagem do produto, distribuição de produto, política de preços e promoção de produtos), desde que utilizados pela primeira vez pela empresa.

Inovação organizacional: são mais amplas e visam uma melhor articulação e coordenação no interior das empresas, exige novas competências e atitudes por parte dos funcionários assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com