TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organiacional

Por:   •  4/6/2012  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  1.613 Visualizações

Página 1 de 9

Comportamento Organizacional

Nome: RA

Bianca Ferreira

Camila Izidoro

Debora Viana

Jaedson França

Leiliane Lima

Leylla Vasconcelos

São Paulo

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comparação entre as definições de Stephen P. Robbins e Idalberto Chiavenato

INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES E O TRABALHO EM EQUIPE

DEFINIÇÃO DE PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO

EFICIÊNCIA E EFICÁCIA

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

É de fundamental importância o estudo sobre o comportamento humano, destacando ações e atitudes dos indivíduos. Apresentamos diferentes definições e conceitos sobre Comportamento Organizacional e sua contribuição para a sociedade.

Ao pôr em prática pesquisas e debates que auxiliaram no conhecimento do tema proposto, entendemos que tudo o que fazemos está ligado de alguma forma a organizações.

2. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional firma-se no estudo organizado do comportamento humano destacando ações e atitudes dos indivíduos. Com o objetivo de alcançar produtividade, reduzir a ausência no trabalho, alternando e promovendo a cidadania organizacional.

Segundo Karla Sampaio, as finalidades dos propósitos de Comportamento Organizacional correspondem à explicação, identificando as causas ou razões que impulsionaram determinados fatos; à previsão, direcionando eventos futuros e estabelecendo resultados alcançados através de ações específicas e o controle, que se apresenta como um objetivo controverso, pois há a dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano que é integrante fundamental das organizações.

Já na visão de Stephen P. Robbins, o Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse comportamento para melhorar a eficácia organizacional. É um campo de estudos porque se trata de uma especialidade com um corpo comum de conhecimentos, estudando três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estruturas.

Idalberto Chiavenato analisa o Comportamento Organizacional como as organizações funcionam, desenvolvendo estratégias e abrangendo resultados, contribuindo para o bem estar da sociedade e da comunidade, produzindo e distribuindo riquezas abrigando pessoas que nelas trabalham e proporcionando o dinamismo das nações.

Comparação entre as definições de Stephen P. Robbins e Idalberto Chiavenato

Pode-se dizer que Comportamento Organizacional por Stephen P. Robbins se ocupa do estudo sobre o que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho organizacional. Aplicando o conhecimento obtido sobre as pessoas e o efeito da estrutura sobre o comportamento para fazer que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Segundo Chiavenato, em um mundo repleto de mudanças e incertezas, o mais importante é conhecer a dinâmica organizacional, como as organizações se comportam e tornam-se bem sucedidas. Por fim, tudo o que fazemos está ligado de alguma forma às organizações.

|

INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. De forma sucinta, consideramos que inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. E sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.

Não é por acaso que as mais conceituadas empresas de nível mundial (Nokia, Apple, Microsoft, Sony, Google) têm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com