TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação da AmBev

Pesquisas Acadêmicas: Apresentação da AmBev. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.448 Palavras (14 Páginas)  •  1.427 Visualizações

Página 1 de 14

1. INTRODUÇÃO

A indústria alimentícia é o conjunto de atividades industriais em que se preparam, normalmente em quantidades que devem ser comercializadas, alimentos ou ingredientes para a preparação de alimentos. No Brasil, a indústria alimentícia constitui-se em um importante setor da atividade econômica. Segundo a ABIA (Associação Brasileira da Indústria da Alimentação), em 2001 o setor faturou US$ 47,7 bilhões, o que demonstra sua representatividade. Corrobora, ainda, o fato de ser este setor o maior gerador de empregos do país, segundo o Ministério do Trabalho (1999).

O setor alimentício é responsável por quase 15% do faturamento do setor industrial e por empregar mais de 1 milhão de pessoas, e tem conseguido seguir as tendências internacionais na área de produção, mas ainda precisa desenvolver trajetórias mais consistentes na área de inovação.

Apesar de tamanha expressividade, existem poucos estudos que abordam a competitividade relacionada à indústria brasileira de alimentos, além de serem escassas as informações ao seu respeito.

2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A AmBev, Companhia de Bebidas das Américas, foi criada em 2000, com a união da Companhia Antarctica Paulista e da Companhia Cervejaria Brahma, duas empresas tradicionais e renomadas no setor de bebidas. O Objetivo principal era abranger o mercado internacional. A multinacional brasileira surgiu como a terceira maior indústria cervejeira e a quinta maior produtora de bebidas do mundo. Constituindo uma empresa de capital aberto com ações ordinárias e preferencial, na Bolsa de Valores de São Paulo e de Nova York.

Um ano após a fusão, houve a internacionalização do Guaraná Antárctica (um dos produtos mais conhecidos do grupo) em parceria com a Pepsi-CO. Nessa época a AmBev adquiriu outras empresas nacionais e internacionais do ramo de bebidas, como a Cympai, Nortea e Prinz do Uruguai, ao passo que foram vendidas a marca de cerveja Bavária e mais cinco fábricas.

No ano de 2002, houve a aliança estratégica com a Quilmes Industrial S.A. (Quinsa) – maior cervejaria da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai –, para a integração das operações no Cone Sul. O acordo criou a terceira maior operação comercial de bebidas do mundo, com 10 bilhões de litros anuais. A participação da AmBev na Quinsa é de 40,9%. Foi anunciada também a parceria com a CabCorp – principal engarrafadora Pepsi da América Central –, para atuar no mercado de cervejas daquela região a partir da construção de uma cervejaria na Guatemala. Dois refrigerantes foram lançados: Pepsi Twist e Mountain Dew. A Skol revolucionou o mercado com o lançamento da Skol Beats. A AmBev passou a produzir o isotônico Gatorade, marca adquirida internacionalmente pela PepsiCo.

A AmBev detém o maior portfólio de produtos do país, com grande qualidade de suas marcas, fazendo com que a empresa ocupe um grande espaço no mercado de bebidas do Brasil, hoje e a mais de um século atrás. A estrutura da empresa no país constituía 13 fábricas mistas, 12 de cerveja, 4 de refrigerante, 3 de matérias-primas (concentrados, rolhas e rótulos), 1 maltaria e a Fazenda de Guaraná.

A AmBev exporta seus produtos para Paraguai, Uruguai, Argentina, Colômbia, Chile, Bolívia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Angola e Japão. A marca Brahma é comercializada na Argentina e na Venezuela. No Paraguai, é vendida em conjunto com a marca Ouro Fino. No Uruguai, as principais marcas são Patrícia e Norteña; na Guatemala, Brahva; e no Equador, Biela.

2.1. Sumário Executivo

A Ambev conta com mais de 2 milhões de pontos de venda nos 14 países em que atua. Somente no Brasil, são aproximadamente 1 milhão de estabelecimentos que comercializam suas bebidas. Para atender a essa rede, a Ambev tem mais de 6.000 vendedores só no Brasil. Mensalmente essa equipe de vendas realiza inúmeras visitas aos pontos de venda, anotando pedidos em papel ou em computadores de mão sendo estes Palm.

No atual modelo de vendas, existem grandes problemas com a falta de tecnologia, equipamentos obsoletos a disposição dos vendedores e o atraso da chegada das informações à Fábrica, onde se inicia o processo logístico para concretização da venda, o que onera o atual processo de venda. Isso ocasiona a perda de informações gerenciais, que são essenciais para a tomada de decisões e dificultam a análise do cumprimento das metas de forma eficiente.

Mediante a isso, evidenciam-se as limitações que a plataforma atual de vendas possui, impactando na qualidade e agilidade das vendas dificultando o atingimento das arrojadas metas estabelecidas. Todos os esforços da companhia estão voltados para grandes eventos que ocorrerão no país ao longo dos próximos três anos. De acordo com estimativas da Ambev, a Copa das Confederações 2013 foi responsável por um volume incremental de vendas no Brasil de cerca de 300 mil hectolitros somente de cerveja.

2.2. Dados da Empresa

Razão Social: COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS, CNPJ: 02.808.708/0017-66. Endereço: Estrada do Jaguari S/N KM 12 Jacareí Cep: 12300000 SP.

2.3. Definição do Negócio

Bebidas (cervejas, refrigerantes, chá gelado e isotônicos)

2.4. Visão

Ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor.

2.5. Missão

Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.

2.6. Tipo

Empresa privada.

2.7. Atividade principal

Cervejaria

2.8. Organograma

3. ANÁLISE DE MERCADO

O setor e constituído pelo regime de oligopólio onde se concentra em quatro grandes empresas que influenciam diretamente nos preços e na economia do País.

A indústria de bebidas tem como característica a produção de bens homogêneos basicamente ao consumo interno. Como o processo de fabricação exige pouca capacitação tecnológica, a necessidade de investimento em pesquisa não são empecilhos para surgimento de novas empresas. Mas inovações e técnicas de comercialização são fatores importantes e determinantes para o sucesso no mercado.

Como o processo de fabricação não é muito complexo, as pequenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com