TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ameaças Macroambientais Ambev

Pesquisas Acadêmicas: Ameaças Macroambientais Ambev. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  1.498 Visualizações

Página 1 de 6

As incertezas econômicas e a volatilidade no Brasil poderão afetar negativamente os negócios da Ambev. O mercado mais importante para a empresa é o Brasil, o qual tem experimentado, periodicamente, taxas de inflação extremamente elevadas.

A depreciação do real frente ao dólar norte-americano pode afetar negativamente o nosso desempenho financeiro. A maior parte das nossas vendas é efetuada em reais. Mas, uma parcela significativa de nossa dívida está denominada ou indexada ao dólar norte-americano. Assim sendo, qualquer depreciação do real poderá aumentar nossas despesas financeiras e custos operacionais, podendo afetar a nossa capacidade de cumprir nossas obrigações em moeda estrangeira.

A volatilidade nos preços de commodities poderá afetar negativamente nosso desempenho financeiro. Uma parcela significativa dos nossos custos de produção compreende commodities como alumínio, açúcar, lúpulo e cevada, cujos preços flutuaram significativamente em 201 2. O aumento nos preços dessas commodities afeta diretamente nossos custos operacionais.

Aumentos nos já elevados níveis de tributação no Brasil poderiam produzir um efeito adverso sobre a nossa rentabilidade. Aumentos nos impostos sobre bebidas geralmente resultam em preços mais elevados das bebidas para os consumidores. Preços das bebidas mais elevados geralmente resultam em níveis de consumo mais baixos e, portanto, numa menor receita líquida. Uma menor receita líquida resulta em margens mais baixas, uma vez que alguns dos nossos custos são fixos e, portanto, não variam significativamente com base no nível da produção.

Além disso, existe concorrência desleal decorrente de evasão fiscal no setor de bebidas no Brasil, que se deve, principalmente, à alta carga tributária incidente sobre bebidas no país. O aumento dos impostos pode resultar no aumento da evasão fiscal, resultando em práticas desleais de preços no setor.

As medidas tomadas pelo governo brasileiro relativas à economia podem produzir efeitos relevantes sobre as empresas brasileiras e outras entidades, incluindo a Ambev, e sobre as condições de mercado e preços dos títulos brasileiros. A situação financeira e resultados das operações da Ambev podem sofrer efeitos negativos devido ...

A desvalorização do peso argentino, a inflação e a deterioração das condições macroeconômicas

nesse país podem e poderão continuar exercendo um efeito adverso relevante sobre nossas operações na

América Latina Sul e seus resultados e sobre nossa capacidade de transferir fundos da e na Argentina. Se a situação econômica e política na Argentina deteriorar-se, ou se restrições cambiais adicionais forem implementadas na Argentina, nossa liquidez e operações bem como e nossa capacidade de acesso a recursos da Argentina poderiam ser afetados desfavoravelmente.

Não podemos garantir que as regulamentações brasileiras de direito da concorrência não afetarão os nossos negócios no futuro. Nossa operação na Argentina está sujeita a certas normas argentinas de direito da concorrência. Não podemos garantir que as regulamentações argentinas de direito da concorrência não afetarão nossos negócios na Argentina no futuro, e que, desta forma, não terão impacto sobre os benefícios que a Ambev previu que fossem gerados por esse investimento.

Recentemente, o governo federal bem como alguns estados e municípios brasileiros em que atuamos promulgaram leis restringindo o horário das operações de certos pontos de venda, proibindo a venda e a divulgação de bebidas alcoólicas, inclusive a cerveja, em pontos de venda na beira de estradas e proibindo a venda de refrigerantes em escolas. Além disso, o Congresso Brasileiro está analisando propostas de regulamentação impondo selos higiênicos nas latas de cerveja, bem como sobre o consumo, as vendas e a comercialização de bebidas alcoólicas, inclusive cerveja, que, se promulgadas, poderão impor restrições à propaganda de bebidas alcoólicas na televisão durante horários específicos do dia, além de restrição aos horários de funcionamento de certos pontos de venda, dentre outros. Essas restrições poderão causar impacto prejudicial sobre os resultados de nossas operações. Além disso, há uma tendência global de aumento da regulamentação sobre restrições com relação à venda de bebidas alcoólicas e refrigerantes. O cumprimento dessas regulamentações sobre restrições pode ser dispendioso e poderá afetar nossos lucros nos países em que operamos.

As desvalorizações das moedas funcionais das nossas sociedades operacionais frente ao real tenderão a reduzir as contribuições dessas sociedades operacionais em termos da nossa situação financeira e resultados operacionais.

Globalmente, as cervejarias concorrem principalmente em bases de imagem da marca, preço, qualidade, redes de distribuição e serviço ao consumidor. A consolidação aumentou significativamente a base de capital e o alcance geográfico de nossos concorrentes em alguns dos mercados em que operamos, havendo previsão de a concorrência aumentar ainda mais, à medida que a tendência a consolidação entre empresas no setor cervejeiro continuar. A concorrência poderá desviar consumidores e clientes dos nossos produtos.

Nos últimos anos, houve um aumento da atenção pública e política direcionada aos setores de bebidas alcoólicas e refrigerantes. Essa atenção é o resultado da preocupação pública com os problemas relacionados ao alcoolismo, inclusive dirigir embriagado, o consumo de bebida por menores de idade e consequências de saúde decorrentes do uso indevido da cerveja (por exemplo, alcoolismo), bem como os problemas relacionados a refrigerantes, inclusive consequências de saúde decorrentes do consumo excessivo de refrigerantes (por exemplo, obesidade). A publicidade negativa a respeito do consumo de álcool ou refrigerantes, a publicação de estudos que indiquem risco significativo de saúde decorrente do consumo de álcool ou refrigerantes ou as mudanças na percepção dos consumidores em relação ao álcool ou refrigerantes de modo geral poderiam afetar adversamente a venda e o consumo de nossos produtos e poderiam prejudicar nossos negócios, resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com