TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Externalidades

Por:   •  5/3/2020  •  Bibliografia  •  3.664 Palavras (15 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 15

https://www.econlib.org/library/Enc/Externalities.html

Externalities

By Bryan Caplan

Externalidades positivas são benefícios inviáveis ​​de cobrar; externalidades negativas são custos inviáveis ​​de cobrar para não fornecer.

Normalmente, como Adam Smith explicou, o egoísmo leva os mercados a produzir o que as pessoas querem; para ficar rico, você precisa vender o que o público deseja comprar.

As externalidades minam os benefícios sociais do egoísmo individual. Se consumidores egoístas não tiverem que pagar benefícios aos produtores, eles não pagarão; e se produtores egoístas não forem pagos, eles não produzirão.

Um produto valioso não aparece. O problema, como David Friedman explica apropriadamente, "não é que uma pessoa pague pelo que outra pessoa recebe, mas que ninguém paga e ninguém recebe, mesmo que o bem valha mais do que custaria produzir" (Friedman 1996, p. 278 )

É certo que o mundo real raramente é tão severo. A maioria das pessoas não é perfeitamente egoísta e geralmente é possível cobrar dos consumidores uma fração do benefício que recebem. Devido à pirataria, por exemplo, muitas pessoas que gostam de um CD não pagam ao artista, o que reduz o incentivo para gravar novos CDs. Mas alguns incentivos para registrar permanecem, porque muitos acham a pirataria inconveniente e outros se abstêm de pirataria porque acreditam que está errado. O problema, então, é que as externalidades levam ao que os economistas chamam de subprodução de CDs e não à inexistência de CDs.

Pesquisa e desenvolvimento é um exemplo padrão de externalidade positiva, poluição do ar de externalidade negativa. Em última análise, porém, a distinção é semântica. É equivalente a dizer “o ar limpo tem externalidades positivas e, portanto, o ar limpo é subproduzido” ou “o ar sujo tem externalidades negativas e o ar sujo é superproduzido”.

Os economistas medem as externalidades da mesma maneira que medem todo o resto: de acordo com a disposição dos seres humanos em pagar.

Considerando que mil pessoas pagariam dez dólares por ar mais limpo, há uma externalidade de poluição de dez mil dólares. Se ninguém se importa com o ar sujo, inversamente, não existe externalidade. Se alguém gosta de ar sujo, a disposição dessa pessoa incomum de pagar por poluição atmosférica deve ser subtraída do restante da disposição da população de pagar para reduzi-la.

As externalidades são provavelmente o argumento para a intervenção do governo que os economistas mais respeitam. As externalidades são frequentemente usadas para justificar a propriedade do governo de indústrias com externalidades positivas e a proibição de produtos com externalidades negativas. Economicamente falando, no entanto, isso é um exagero. Se o laissez-faire - ou seja, nenhuma intervenção do governo - fornece pouca educação, a solução direta é alguma forma de subsídio à educação, não a produção governamental de educação. Da mesma forma, se o laissez-faire fornece muita cocaína, uma resposta medida é taxá-la, não proibi-la completamente.

Especialmente quando confrontados com externalidades ambientais, os economistas objetaram quase universalmente às regulamentações governamentais que exigem tecnologias específicas (especialmente a "melhor tecnologia disponível") ou práticas comerciais. Essas abordagens tornam a limpeza ambiental muito mais cara do que deve ser, porque o custo da redução da poluição varia muito de empresa para empresa e de indústria para indústria. Uma solução mais eficiente é emitir "permissões de poluição" negociáveis ​​que atinjam o nível de emissões desejado. Fontes capazes de reduzir de maneira barata suas externalidades negativas reduziriam drasticamente, vendendo suas permissões para poluidores menos flexíveis (Blinder, 1987) .1

Embora o conceito de externalidades não seja muito controverso em economia, sua aplicação é. Os defensores do livre mercado costumam argumentar que as externalidades são administrativamente pequenas; os críticos do livre mercado veem as externalidades como generalizadas e até onipresentes. Os exemplos mais aceitos de atividades com grandes externalidades são provavelmente a poluição do ar, crimes violentos e contra a propriedade e a DEFESA nacional.

Outros candidatos comuns incluem SAÚDE, educação e meio ambiente, mas afirma que essas são externalidades são muito menos sustentáveis. A prevenção e o tratamento de doenças contagiosas têm externalidades claras, mas a maioria dos cuidados de saúde não. Trabalhadores instruídos são mais produtivos, mas esse benefício dificilmente é "externo"; mercados recompensam a educação com salários mais altos.

As externalidades de muitas medidas ambientalistas, incluindo parques nacionais, reciclagem e conservação, são difíceis de discernir. As pessoas que gostam de parques nacionais são visitantes, que podem ser facilmente cobrados pela entrada. Se o preço das latas de alumínio não gerar RECICLAGEM, isso sugere que o custo da reciclagem - incluindo o esforço humano - é maior do que o benefício.

Da mesma forma, desde que os recursos sejam de propriedade privada, as empresas equilibram seus LUCROS atuais de exploração e perfuração com seus lucros futuros. Se um perfurador de petróleo souber que o preço do petróleo aumentará acentuadamente em dez anos, ele terá um incentivo para conservar o petróleo em vez de vendê-lo hoje.

As externalidades são frequentemente acusadas de "falha de mercado", mas também são uma fonte de falha do governo. Muitos economistas que estudam política criticam as grandes externalidades negativas da ignorância dos eleitores. Um analfabeto econômico que vota no PROTECIONISMO pode prejudicar não apenas a si mesmo, mas também a seus concidadãos (Caplan 2003; Downs 1957). Outros economistas acreditam que externalidades no processo orçamentário levam a gastos desnecessários. Um congressista que faz lobby por fundos federais para seu distrito aumenta suas chances de reeleição, mas prejudica a saúde financeira do resto do país.


Externalidades putativas (supostas) foram encontradas em lugares improváveis. Alguns argumentam que a própria riqueza tem uma externalidade: inflamar a inveja. Outros sustentam que existem externalidades do altruísmo - quando dou dinheiro para ajudar os pobres, todo mundo que se importa com os necessitados fica melhor. Os defensores da proibição e a guerra às drogas enfatizam as externalidades da embriaguez e da toxico dependência, embora tipicamente paguem custos privados, como baixos salários e DESEMPREGO, com os custos externos de dirigir embriagado e CRIME violento. No processo de ação coletiva do Big Tobacco, um dos principais argumentos dos autores foi que, dado o papel do governo na assistência médica, fumar custa dinheiro dos contribuintes.  Em princípio, externalidades poderiam ser usadas para racionalizar a censura, perseguição de minorias religiosas, velamento forçado de mulheres e até o APARTHEID da África do Sul. Se a maioria das pessoas considerasse o darwinismo ofensivo, a lógica das externalidades recomendaria um imposto sobre a expressão darwiniana. Poucos economistas buscaram essas possibilidades, provavelmente fora do sentido tácito de que, em casos extremos, os direitos individuais superam a EFICIÊNCIA econômica. Mesmo do ponto de vista estritamente econômico, no entanto, algumas externalidades não valem a pena corrigir. Uma razão é que muitas atividades têm externalidades positivas e negativas que quase se cancelam. Por exemplo, cortar a grama tem a externalidade positiva de melhorar a aparência da sua vizinhança e a externalidade negativa de criar um ruído alto. Um subsídio ou um imposto aliviaria um problema, mas amplificaria o outro. Para dar um exemplo mais polêmico, alguns economistas questionam os esforços para evitar o AQUECIMENTO GLOBAL, calculando que os benefícios para as pessoas em climas frios mais do que compensam os custos para as pessoas em climas quentes. Outra lógica econômica para a inação do governo é a seguinte: às vezes uma externalidade é grande em baixos níveis de produção, mas desaparece rapidamente à medida que a quantidade aumenta. Desde que a saída seja alta o suficiente, essas externalidades podem ser ignoradas com segurança. Por exemplo, durante a fome, dobrar o suprimento de alimentos tem grandes externalidades positivas, porque a fome leva a assaltos, tumultos de fome e até canibalismo. Durante tempos de abundância, no entanto, dobrar o suprimento de alimentos provavelmente não teria efeito perceptível no crime.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com