TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda

Por:   •  18/6/2019  •  Resenha  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO CAPÍTULO

As palavras oferta e demanda, são dois termos frequentemente usados na economia, tendo em vista que são forças que ajudam o mercado econômico funcionar. São elas que determinam a quantidade produzida e o valor de venda de um bem. Também são essenciais para o entendimento de como a economia é afetada por algum acontecimento ou política. No capítulo em estudo, os dois termos são introduzidos, considerando a interação entre compradores e vendedores, como a oferta e a demanda alteram os preços e como os últimos alocam os recursos escassos da economia.

Tendo em vista que a oferta e a demanda alteram-se em conjunto com o comportamento dos compradores, o conceito de mercado tem que ser exposto, para um melhor entendimento desse comportamento. Mercado é a interação entre um grupo de vendedores e consumidores de um determinado bem ou serviço. Os mercados podem ser organizados, havendo reuniões, onde vendedores e compradores estabelecem os preços. Ou podem ser menos organizados, onde cada vendedor estabelece seu preço e os compradores decidem onde comprar.

Dentro do mercado, há uma variável que é a competitividade. Mercados competitivos são aqueles em que o preço e a quantidade de determinado produto não é alterado por um único comprador/vendedor, mas sim por um grupo de compradores e vendedores em interação. Nessa competitividade, há um grau de “perfeição”.

Nos mercados perfeitamente competitivos, os bens oferecidos são iguais e os compradores/vendedores não tem poder individualmente para impactar no preço, aceitando o determinado pelo mercado. Nos imperfeitos, há um único vendedor que determina o preço, o caso de monopólios. Ainda dentro do imperfeito, há o caso de oligopólios, onde tem poucos vendedores e que não competem agressivamente, e os monopolisticamente competitivos, onde se tem muitos vendedores com produtos ligeiramente diferentes.

DEMANDA

A quantidade demandada é a quantidade de determinado bem que os compradores desejam e podem comprar. A maior determinante da quantidade de demanda é o preço do bem. A quantidade demandada nos mercados perfeitamente competitivos é negativamente relacionada com o preço, desde que todas as variáveis mantenham-se constantes: Maior preço, menor demanda; Menor preço, maior demanda.

A representação dessa relação entre preço e quantidade demandada pode ser feita através de duas formas. Na escala de demanda, uma tabela mostrará a relação entre o preço de um bem e a quantidade demandada. Na curva de demanda, um gráfico mostrará a mesma relação.

Nesse gráfico, o eixo x – vertical representa o preço e o eixo y – horizontal representa a quantidade demandada. A curva é voltada para baixo (\). A curva de demanda não é estável ao longo do tempo, pois se ocorrer algo que altere a quantidade demandada a determinado preço a curva se deslocará.

Esse deslocamento, será para direita, quando acontecer qualquer mudança que aumente a quantidade que os compradores desejam comprar a um dado preço. E será para esquerda, quando houver qualquer mudança que diminua a quantidade que os compradores desejam comprar a um determinado valor. A mudança de preço de produto, representa um movimento ao longo da curva de demanda.

As variáveis que podem deslocar a curva de demanda são:

- Renda: Para um bem normal – que se tem como exemplo o açaí – se a renda diminui, a demanda pelo bem também diminui. Para um bem inferior – que se tem como exemplo a passagem de ônibus – se a renda diminui, a demanda pelo bem aumenta.

- Preços dos bens relacionados: Para bens substitutos – exemplo é a margarina e a manteiga – o aumento de preço de um bem leva ao aumento da demanda de outro. Para bens complementares – exemplo é a cobertura e o sorvete – o preço de um diminui e a demanda dos dois aumenta.

- Gostos: Não é explicado pelos economistas, somente é estudado o que ocorre quandos as preferências mudam.

- Expectativas: É explicada por exemplo, quando se espera uma queda de preço para outro dia, a quantidade demanda no presente dia diminui. Ou então quando ocorre um aumento no mês seguinte, há um gasto maior em bens ou serviços.

- Número de compradores: Como a demanda de mercado deriva das demandas individuais, depende das outras quatro variáveis citadas acima e do número de compradores. Uma maior demanda é igual um maior número de compradores.

Portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com