TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO E DEMANDA DO CONSUMIDOR

Por:   •  21/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

MERCADO E DEMANDA DO CONSUMIDOR

   Compreender a necessidade do consumidor tornou-se uma necessidade para quem quer atingir o sucesso. E para obter esse entendimento, estuda-se o comportamento do cliente: seus pensamentos, sentimentos e ações, bem como as influências (pessoais, culturais, psicológicas e sociais). “O consumidor têm se tornado cada vez mais exigente, obrigando as organizações a preocupar-se com o preço, a qualidade e o nível de serviço.” (BERTAGLIA, 2009)

   Os produtos e serviços estão tomando conta do mercado em todos os segmentos e, consequentemente, acabam provocando dúvidas no cliente. É importante perceber, também, que existem alguns segmentos de mercado que prometem muito, contudo, deixam muito a desejar em qualidade de produtos e de serviços pós-venda. “Por isso, entidades foram criadas para proteger os direitos do consumidor, como é o caso do PROCON - Fundação de proteção e defesa do consumidor, que intercede quando a empresa e o consumidor não conseguem chegar a bom termo.” (BERTAGLIA, 2009)

   A mercadoria possui um ciclo de vida, que pode ser entendido como a história do produto através de suas fases de vendas: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Ou seja, os produtos já nascem com data prevista para serem retiradas do mercado. As quatro fases do ciclo de vida: 

Introdução: é a fase inicial da vida do produto ou o período em que o produto é lançado no mercado. Esta fase tem como característica: baixo volume de produção e de vendas.

Crescimento: o produto começa a firma-se no mercado. Neste estágio surgem os concorrentes.  

Maturidade: período de baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência.

Declínio: o produto passa a perder participação no mercado, ou seja, é quando as vendas e os lucros começam a cair. 

COMPETIÇÃO 

   Atualmente, em função da turbulência existente no mundo dos negócios onde cada dia é maior a pressão para conseguir melhores desempenhos organizacionais, é evidente que as empresas utilizarão várias estratégias para buscarem o crescimento no mercado, sempre buscando uma posição de vantagem. Em vista disso, “O futuro é incerto. Liderar hoje não significa liderar amanhã” (BERTAGLIA, 2009). O objetivo, nessa luta pela sobrevivência no mercado, é efetuar movimentos que possam neutralizar os investimentos realizados pelos concorrentes, a fim de conquistar o cliente.
  Para isso, a criatividade, a inovação, a agilidade e a redução de custo tornam-se necessárias parar as empresas que querem ganhar luta pela sobrevivência no mercado.

CULTURAS E REGRAS GOVERNAMENTAIS 

   Com a globalização do comércio, as comunicações e os negócios, a necessidade de formar blocos econômicos entre países com interesses comerciais e políticas comuns se tornou uma boa prática para proporcionar um melhor relacionamento, entendimento e a procura de soluções a problemas comerciais que motivem as economias. A redução de impostos é uma das principais medidas adotadas por esses blocos econômicos (União Européia, MERCOSUL, NAFTA, entre outras.). Essas decisões políticas e governamentais dão um impacto bastante importante na evolução da cadeia de abastecimento. A reestruturação econômica com finalidade de diminuir a inflação, reduzir as barreiras de mercado e encorajar o investimento no setor privado, é importante, também, para aumentar a competição e, consequentemente, reduzir os preços de alguns segmentos. “Os países precisam estar preparados para enfrentar a concorrência global.” (BERTAGLIA, 2009)
  Para tal fim, a abertura de mercado, a privatização e a redução de impostos são algumas das características internas essenciais, que devem ser consideradas pelo governo. Além disso, é valoroso lembrar que o conceito de "commodity" vem se fortalecendo cada vez mais, os preços se equivalem mundialmente e, assim, somente conseguem vantagens financeiras os países que têm maior potencial e tecnologia para a extração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com