TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oferta demanda

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 3

A demanda pode ser definida como a procura dos consumidores (pessoas ou empresas), que desejam possuir determinados bens e serviços. Mas, aliás, o que isso determina?

Por qual circunstância um alguém compraria X unidades do produto Z? Diante disso, existem cinco fatores determinantes  que influenciam essa decisão, sendo eles:

  1.  O preço do produto Z.
  2. O preço dos bens que poderiam substituir o produto Z. (bens substituídos)
  3. O preço dos bens que acompanham o produto Z. (bens complementares)
  4. Sua renda.
  5. Seus gostos e preferências.

Mesclando esses cinco fatores, temos a questão de desejar e poder, por exemplo, se um cliente almeja comprar um computador (gosto ou preferência), necessariamente terá de observar o preço do computador, o gasto com a energia que será utilizada para ligar o computador (bens complementares), e os preços das marcas concorrentes (bens substituídos), comparando isso com a sua renda.

NFLUÊNCIA DOS FATORES SOBRE A QUANTIDADE DEMANDADA 

1ª Fator: Preço

Um dos fatores que mais exercem importância quando o assunto é demanda, pois quanto maior for o preço de um produto, menor a quantidade desejada pelo consumidor e vice-versa, é algo tão comum que é denominada pelos economistas como a lei da demanda. Desta forma, analise o gráfico que mostra a curva da demanda de tal produto. Esse gráfico é decrescente, observe:


[pic 1]


2º Fator: O preço de outros bens 

Bens substitutos: a relação oferta e demanda é sempre positiva, isso significa que quando vamos substituir um produto e o valor do produto substituto é maior ou menor, o numero de demanda para o produto será maior ou menor mutuamente. 

Bens Complementares: a relação é sempre negativa, ou seja, quando os bens complementares possuem um alto custo, o número da demanda do produto irá diminuir e vice-versa. 

3º Fator: Renda do consumidor 

Bens normais: existe uma relação positiva com a renda, da forma que quanto maior for a renda, maior a quantidade demandada, e vice-versa.

Bens inferiores: transparecem uma relação inversa entra renda e quantidade demandada, da forma que quando o consumo aumenta quando a renda está baixa, e diminui quando a renda melhora.

4º Fator: Gostos ou preferências do consumidor 
O fator fundamental, pois é por ele que as decisões são tomadas. Lembrando que gosto nem sempre significa um capricho ou algo do tipo. Ninguém gosta de tomar vacinas, mas esse item ganha preferência financeira na vida de muitas pessoas pela necessidade de evitar uma doença ou se livrar dela. Outras coisas mais prazerosas são sacrificadas, dessa forma a necessidade se inclui no conceito de gosto ou preferência do consumidor. Esta relação é sempre positiva, da forma que ela aumenta proporcionalmente ao gosto do consumidor.


http://arquivos.unama.br/nead/3semestre/MECO/aula02/verprint.htm

OFERTA

Números de bens ou sérvios que agentes econômicos estão habilitados e interessados a possuir em certo momento, em determinado mercado por diferentes fatores determinantes.

Habilitados = poder
Interessados = querer
Agentes econômicos = famílias, empresa, governo etc.
Fatores determinantes = investimento, imposto, juros, matéria prima, natureza etc.

O foco dos produtores ao oferecer os seus produtos é o de ter um grande lucro. Quiçá, é algo natural que quão mais alto o preço, maior a quantidade que os produtores querem vender. Por outro lado, quanto menor o preço, menor é quantidade de produtos que produtores querem vender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (181.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com