TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Variáveis importantes que constituem o campo da macroeconomia

Por:   •  17/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.092 Palavras (13 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 13

LISTA DE EXERCÍCIOS IV

1. Cite algumas das variáveis importantes que constituem o campo da macroeconomia. Como a macroeconomia difere da microeconomia?

R.: PIB, Salário, Emprego, Inflação, Taxa de Juros e Câmbio. A macroeconomia estuda o comportamento econômico de forma agregada, a economia “como um todo”. Já a microeconomia estuda setores e/ou indústrias específicas. A microeconomia estuda o comportamento do consumidor, a macroeconomia estuda o consumo do país como um todo – consumo agregado.

2. Descreva qual o objetivo de estudo da contabilidade nacional e da macroeconomia. Como as duas disciplinas se inter-relacionam?

R.: A contabilidade nacional visa quantificar variáveis de interesse para a avaliação da atividade econômica – como o PIB. A teoria macroeconômica se dedica a explicar o crescimento de longo prazo e estudar as flutuações cíclicas. A inter-relação ocorre porque as contas nacionais fornecem o insumo em termos de dados estatísticos que possibilitam a aferição empírica dos modelos teóricos desenvolvidos no campo da macroeconomia.

3. Identifique quais variáveis são de fluxo e quais são de estoque:

a) Déficit Público - Fluxo

b) Patrimônio de uma Família - Estoque

c) PIB per capita - Fluxo

d) Quantidade de Capital na Economia - Estoque

4. Considere que ocorreu um grande terremoto num país e como consequência tivemos um aumento significativo de obras para a reconstrução daquilo que foi destruído na catástrofe. Qual o impacto disto no PIB? O que pode ser dito com relação ao bem-estar da população?

R.: O PIB aumentará como resultado do esforço produtivo na reconstrução do que foi destruído, o que não reflete um crescimento no bem-estar da população, pelo contrário, a população terá sofrido diversas perdas que não são contabilizadas pelo sistema de contas nacionais.

5. Identifique na lista abaixo quais transações ou atividades não seriam computadas nos cálculos das contas nacionais e do PIB:

salário de um médico, aluguel de um apartamento na zona nobre da cidade, serviços domésticos realizados no domicílio pelos moradores, construção de uma nova estação do metrô, o irmão mais velho que ensina aritmética para o irmão mais novo, a compra de um carro novo, a compra de um carro usado.

R.: Serviços domésticos realizados no domicílio pelos moradores, o irmão mais velho que ensina aritmética para o irmão mais novo e a compra de um carro usado.

6. Com relação ao fluxo circular da renda, responda: a) O que representa cada um dos fluxos agregados? b) Na versão simples – apenas com famílias e empresas – o consumo nacional equivale a renda nacional? Por quê? c) Se os bens e serviços produzidos são de natureza heterogênea, medidos em unidades físicas distintas, como é possível agregá-los? d) Segundo a chamada lei de Say, os fluxos monetários e os fluxos reais se equivalem pelo ajuste de preços e o mecanismo de mercado. Apresente o argumento keynesiano que contraria essa afirmação.

a) No diagrama do fluxo circular da renda identificamos duas unidades institucionais na economia: a unidade “família”, que consome bens e serviços e oferta mão-de-obra; e a unidade “empresa”, que produz os bens e serviços da economia e emprega a mão-de-obra no processo de produção. Neste diagrama é possível examinar as relações de troca entre estes dois setores que se originam do processo produtivo.

b) Sim. Considerando uma economia fechada e sem governo – e sem distinguir o consumo de bens de capital, chamado de “investimento” – toda a demanda da economia equivale ao consumo nacional e, portanto, seu valor deve ser equivalente à renda nacional. Isto ocorre porque a quantidade total de moeda fluindo numa direção deve ser igual à quantidade de produtos físicos (produção) fluindo na direção oposta.

c) Por meio da moeda. Como estamos trabalhando numa economia onde as transações econômicas são efetuadas em moeda, no diagrama identificamos dois fluxos: um fluxo de trocas real (parte interna do diagrama) e outro fluxo de trocas monetárias (parte externa do diagrama). Assim, a moeda funciona como o “representante em geral”, possibilitando a agregação das diversas mercadorias.

d) O argumento de Keynes pode ser resumido da seguinte forma: As decisões econômicas são tomadas por agentes individuais, com base em suas expectativas, e as quantidades e os valores transacionados não necessariamente equivalem ao que foi planejado. Essa incerteza da atividade econômica impede a realização de qualquer tendência de longo prazo. Para Keynes, a economia não gravita em torno de uma posição de equilíbrio. Neste tipo de economia, a moeda assume uma posição de destaque, por sua capacidade de representar a riqueza em geral. Por esta razão, os fluxos monetários tornam-se predominantes e não refletem apenas o movimento dos fluxos reais.

LISTA DE EXERCÍCIOS V

1. Qual é o objetivo de descrever o sistema econômico a partir de um diagrama de fluxo circular da renda?

R.: As relações fundamentais em economia podem ser sintetizadas num diagrama conhecido como “fluxo circular da renda”, que representa o circuito econômico dos fluxos na economia. Este diagrama tem por objetivo representar a principal identidade das contas nacionais: a igualdade entre produto, renda e despesa.

2. Considere que uma economia hipotética produz apenas um único tipo de fem final: Camisa. No final de um ciclo de produção nós temos os seguintes valores abaixo (em unidades monetárias), sendo “w” os salários, “π” os lucros e “r” os aluguéis referentes a cada setor. Perceba que cada setor utiliza o produto da linha acima como insumo para a sua própria produção, com exceção do primeiro setor (agricultura) que, por hipótese, não possui insumos.

Setor Produto Valor da Produção Rendas Agricultura Algodão 30 w = 20; r = 10 Indústria Têxtil Camisa Simples 70 w = 30; π = 10 Loja de Roupas Camisa “de Marca”  150 w = 40; r = 20; π = 20

a) Calcule o PIB desta economia hipotética por cada uma de suas óticas de mensuração.

I. Ótica da Produção:

Agricultura: VA = VP – Ci = 30 – 0 = 30

Indústria: VA = VP – Ci = 70 – 30 = 40

Loja: VA = VP – Ci = 150 – 70 = 80

PIB = ∑ VA = 150  

II. Ótica da Renda:

Agricultura: Salários (w) + Aluguéis (r) = 20 + 10 = 30

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (185.8 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com