TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As definições de eficiência e eficácia

Trabalho acadêmico: As definições de eficiência e eficácia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 8

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL – PARTE ESCRITA

1) Estabeleça um paralelo entre as definições de Eficiência, Eficácia e Produtividade, , expostas nos slides “Produtividade & Desempenho” e os conceitos apresentados nas nossas aulas; Depois aplique o modelo de produtividade apresentado em uma organização real a que a dupla tenha acesso. (Valor: 1,5)

As definições de eficiência e eficácia são diferentes, porém interligados, há quem acredite ser bem parecidos. Mas seus conceitos têm significados completamente distintos, pois uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência ou vice-versa e, em relação ao conceito da produtividade, pode-se considerar como a prática da junção dos dois conceitos.

A Eficiência é quando o administrador obtém bons resultados, como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.

Sendo assim, através deste conceito, temos que um administrador eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Assim sendo, pode-se produzir algo interessante ao mercado, mas, se a produção deste produto não for feita com eficiência, muitas vezes o resultado final não será apropriado.

A Eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, escolhendo os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, a eficácia se refere ao resultado da mesma.

Como exemplo de distinção entre os conceitos, temos a produção de um produto com eficiência, isto é, rapidamente e com baixos custos, mas que não é adequado, por exemplo, ao contexto e à situação econômica das pessoas. Nesse caso, temos eficiência, mas não eficácia. De acordo com Paulo Sandroni, em 1996, que resume bem essa ideia: “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”.

A Produtividade é o resultado daquilo que é produtivo, ou seja, do que se produz, do que é rentável. É a relação entre os meios, recursos utilizados e a produção final. É o resultado da capacidade de produzir, de gerar um produto, fruto do trabalho, associado à técnica e ao capital empregado. Produtividade é a expressão da eficiência de qualquer negócio. Para uma indústria, por exemplo, a produtividade está diretamente ligada à eficiência na produção.

Os indicadores da produtividade de uma empresa estão relacionados ao processo de produção para geração de produtos ou serviços. As falhas na produção, quando corrigidas em tempo evitam prejuízos na produtividade.

Uma conclusão simples, eficácia é a capacidade de realizar objetivos, eficiência é utilizar produtivamente os recursos e produtividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente. É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado.

Temos como exemplo uma indústria de alimentos – Pepsico do Brasil LTDA, onde todo seu processo é desenhado antes de toda produção.

Falando da Eficiência dessa indústria é ver que são utilizados de métodos antes mesmo de uma formação de equipe para trabalho. Os colaboradores são colocados em uma sala para aprender as normas e regras da companhia, como se comporta em situações adversas, dai segue para intenção principal que é o processo de fabricação, onde todos são apresentados aos seus postos de trabalho com definições de cada área de atividade, sem perder o foco da produção, observando as possíveis melhorias e necessidades para se ter uma Eficácia no final da produção com custos baixos mas com uma ótima qualidade em seus produtos e garantindo assim uma Produtividade perfeita e segura.

2) Leia com bastante atenção a reportagem “O futuro dos serviços, e o Brasil está muito atrasado” da revisata EXAME, ed 1070. Em seguida, investigue uma empresa de serviços (pode ser a mesma da questão anterior) que, de alguma forma, incorre nos problemas citados pela reportagem. Agora utilize um dos métodos para elevação da eficiência que estudamos na aula 5 para resolver um dos problemas enfrentados por esta organização. Apresente suscintamente o problema, vinculando-o à reportagem; e depois a sugestão do método descrevendo a sua aplicação e justificando a recomendação. (Valor: 1,5)

Administrar empresas da área de serviços exige todas as competências necessárias à gestão industrial, com uma diferença fundamental: a forte presença do elemento humano. Por isso, muitas empresas deste segmento têm buscado soluções para aprimorar seus níveis de serviços e, consequentemente, melhorar a relação com seus clientes. A chave do sucesso para estas empresas é algo já muito comum no segmento industrial: estabelecer processos.

Alvos de constantes reclamações por parte dos consumidores, é o Banco do Brasil que têm buscado soluções para aprimorar seus níveis de serviços e, consequentemente, manter uma relação mais harmoniosa com seus clientes. A chave do sucesso para estas empresas é algo já muito comum no segmento industrial: estabelecer processos.

Quando você pede um saldo no banco, o atendimento costuma funcionar bem. Agora, quando você solicita a microfilmagem de um cheque de cinco anos atrás, as coisas se complicam. Isso ocorre porque essas empresas trabalham bem em operações rotineiras, que estão previstas, mas têm uma grande dificuldade de operar em situações não previstas, A microfilmagem também faz parte do escopo dos serviços bancários. Portanto, é necessário ter procedimentos e processos pré-estabelecidos para atender essa demanda, completa.

Gerir uma empresa de serviços requer todas as competências necessárias à gestão de uma empresa do segmento, já que também existem prazos, metas e sistemas produtivos. Posso aferir a funcionalidade de uma máquina, mas quando lidamos com pessoas, esse processo é muito mais complexo. E, na área de serviços, o elemento humano é determinante. Os colaboradores precisam estar motivados e devidamente preparados. Um outro desafio para estas empresas é estabelecer um sistema de controle de qualidade eficaz, já que esse processo só pode ser feito após a prestação do serviço. “Numa indústria eu posso submeter meu produto a um controle de qualidade antes que ele chegue aos consumidores. Já nas empresas de serviços, isso não ocorre. Não é possível voltar atrás e retirar uma palavra proferida indevidamente por um atendente. Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com