TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As fontes de sustentabilidade

Pesquisas Acadêmicas: As fontes de sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.029 Palavras (17 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 17

1. SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é o nome que se dá a todo tipo de projeto ou sistema que não impacta e nem agride o meio ambiente.

A origem da Sustentabilidade tem seus primórdios no início dos anos 60, onde uma ONG denominada Clube de Roma discutia sobre várias questões ambientais e com isso levou as pessoas a fazerem comentários e questionamentos sobre o tema. Já na primeira informação apresentada pelos estudos da ONG de Roma, o clube conseguiu assustar a população demonstrando sua visão sobre o que aconteceria no futuro do planeta.

Desde então surgiram vários outros clubes e ONG’s que discutiam o tema e vários relatórios foram criados para apresentar à população. Dentre os relatórios mais importantes podemos citar:

• Relatório do Clube de Roma - Limites do Crescimento (1968): Composto por cientistas especialistas que tinham como objetivo estudar o crescimento econômico e a utilização dos recursos para a realização do desenvolvimento. Nesse estudo identificaram vários problemas como o esgotamento dos recursos não renováveis, a escassez de alimentos, o crescimento desordenado e a rápida industrialização além de alterações rápidas que ocorreriam no meio ambiente e sua deterioração;

• Declaração de Estocolmo (1972): A declaração criou vinte e seis princípios básicos para preservar o meio ambiente. Entre eles estão o princípio de que o ser humano tem total direito a liberdade, o princípio de que os recursos naturais devem ser preservados, o princípio de que o homem deve ter responsabilidade sobre preservar os recursos do meio ambiente, entre outros;

• Relatório de Bruntland - Nosso Futuro Comum (1987): Este relatório coordenado mundialmente pela Primeira Ministra da Noruega define um limite máximo para utilização dos recursos naturais, limites para o crescimento populacional, sugere um controle para o crescimento desordenado e pleiteia a preservação da biodiversidade;

• Declaração do Rio (1992): Foi realizada uma Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, no Rio de Janeiro em 1992, essa conferência ficou conhecida como Eco-92. Abordaram temas como a mudança de clima, a Biodiversidade e fizeram uma declaração sobre floresta. A conferência fomentou o conceito de desenvolvimento sustentável, tendo como foco a necessidade de uma consciência ecológica;

• Agenda 21 (1992): Foi o principal documento feito na Eco-92, estabelecia um padrão de desenvolvimento ambiental onde se utilizava da racionalidade. Além de focar na proteção do meio ambiente, na justiça e na busca de melhorar a economia de forma eficiente.

1.1. CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

A Construção Sustentável se trata de uma construção onde os objetivos são definidos e alcançados de acordo com o desenvolvimento sustentável. É definida basicamente em alcançar as necessidades da população sem causar impactos ao meio ambiente e sem comprometer as novas gerações. Ela visa não somente reduzir o impacto das construções, mais também melhorar a qualidade de vida da população. Busca estabelecer e harmonizar o ambiente natural e o ambiente construído. Na construção sustentável procura-se levar em conta o desempenho econômico, social e ambiental.

A Construção sustentável precisa levar em conta quatro elementos: o desenvolvimento da economia, a inclusão social, a previsão de objetivos e a preservação da biodiversidade.

No início a Construção sustentável era um diferencial, hoje se tornou necessária, e está cada vez mais forte em busca da preservação do meio ambiente e de melhor qualidade de vida para as próximas gerações.

Uma construção sustentável pode ser realizada de duas formas: a primeira e através da liderança de profissionais da área que utilizam basicamente produtos fabricados de acordo com as normas ambientais e de forma sustentável, a segunda forma é a realização pelo próprio usuário, sem obter o suporte de pessoas especializadas no assunto. Além disso, a construção sustentável pode ser dividida em:

• Construção com materiais sustentáveis industriais: Construções onde são utilizados produtos fabricados de forma sustentável e ecológica, também denominados eco-produtos, que atendem as normas de produção de forma sustentável;

• Construção com resíduos não-reprocessados: esse tipo de construção utiliza resíduos urbanos, como garrafas pet, latas, etc. Geralmente utilizada para construção de projetos de Ecodesign. É comum em locais onde há o despejo descontrolado de resíduos sólidos, encontrado principalmente em locais onde a comunidade necessita de soluções para melhorar seu local de moradia.

• Construção com materiais de segunda mão: Construção que utiliza produtos convencionais que foram descartados, evitando a destinação de produtos à aterros ou a destruição através da queima. Esse tipo de construção prolonga a vida útil dos produtos e por isso pode ser considerada sustentável, já que seus produtos não tiveram sua origem de forma sustentável.

• Construção alternativa: utiliza produtos convencionais com funções diferentes das realmente exercidas por eles. Geralmente é utilizado em comunidades carentes, pode-se citar como exemplo a construção de um aquecedor solar com peças de forro PVC.

• Construção natural: Forma de construção que utiliza meios ecológicos. Promove uma construção de edificação juntamente com o ambiente natural modificando o mínimo possível. Procura não desperdiçar energia em seu processa e utiliza recursos sustentáveis de baixo custo. É um estilo de construção utilizado principalmente em ambientes rurais onde há poucos recursos de água, energia e esgotos construídos pelo poder público. Entre os exemplos de construções naturais estão a energia eólica por moinho de vento, o bombeamento da água por carneiro hidráulico, etc.

1.1.2. VANTAGENS DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

É cada vez mais comum em nosso dia-a-dia as construções sustentáveis, deixando de lado o paradigma de apenas ser um diferencial para chamar atenção do que realmente para ajudar o planta, e tornando-se vital para ajudar o nosso meio ambiente.

Apesar de estarmos em um período com tecnologias avançadas, varias empresas, em várias áreas de atuação, voltaram seu modo de pensar na importância de atitudes ecológicas, mudando sua forma de trabalhar não so pensando no planeta mais em cada ser vivo que nele habita, incluindo a forma de vida do próprio ser humano.

Mais nem todos ainda adotam a construção sustentável como forma de preservação ambiental, eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com