TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que os problemas econômicos fundamentais, o quê, quanto, como e para quem produzir?

Ensaio: Por que os problemas econômicos fundamentais, o quê, quanto, como e para quem produzir?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Ensaio  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 3

1. Por que os problemas econômicos fundamentais, o quê, quanto, como e para quem produzir? originam-se da escassez de recursos de produção?

R: Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Tal escolha leva às questões referidas de o que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir ( a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia -disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto).

2. O que mostra a curva de possibilidade de produção ou curva de transformação?

R: A curva de Possibilidade de Produção (CPP) é um recurso utilizado pelos economistas para ilustrar o problema da escassez. Ela representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos (limitados) e tecnologias existentes, com a máxima eficiência.

3. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.

R: Ao analisar uma economia de mercado, percebemos que o fluxo de mercadorias e serviços entre as firmas (unidades produtivas) e as famílias (unidades consumidoras e detentoras dos direitos sobre as firmas) tem por contrapartida um fluxo monetário, dos pagamentos dos serviços (comissões e salários) e dos bens (preço pago pelos produtos)e a remuneração dos fatores de produção (lucros das firmas distribuídos às famílias que detém sua propriedade acionária). Este fluxo de bens e serviços e de pagamentos é que determina quais os produtos devem ser produzidos, em que quantidade, de que forma e para quem. Em resumo no mercado de bens e serviços as famílias demandam bens e serviços enquanto as empresas ofertam. No mercado de fatores de produção as famílias ofertam os serviços dos fatores de produção (que são de sua propriedade) enquanto as empresas os demandam.

4. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

R: a) bens de capital: são bens utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo. Empregados para provocar o surgimento de novos bens, como no caso de equipamentos, maquinários, instalações, edifícios, etc.

b) bens de consumo: bens que se destinam diretamente ao atendimento das necessidades humanas podendo ser duráveis, como no caso de imóveis, ou não-duráveis, como gasolina, alimentos, bebidas, etc.

c) bens intermediários: são aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo, tais como o açúcar nas balas, os componentes na televisão etc.

d) fatores de produção: são os recursos de produção da economia, sendo constituídos de recursos humanos. A economia considera tradicionalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com