TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos demográficos - Unidade II – Epistemologia

Por:   •  19/4/2016  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]                                                                Camila Solano Sagaz

GREMAUD, Amaury Patrick; Economia Brasileira Contemporânea.

ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

Basicamente entender a configuração de uma população é algo necessário em virtude de diversos aspectos, por isso ao realizar estudos sobre esse tema é preciso considerar os conceitos demográficos que nada mais são temáticas que servem para observar as carências em determinados seguimentos sociais. São utilizadas estatísticas para se compreender diferentes aspectos de uma população de uma região ou país, como: sexo, faixa etária, qualidade de vida, etc.

É a partir do século XX, que o Brasil começa a receber bastantes estrangeiros (imigrantes), isso ocasionou no grande crescimento populacional. Com a globalização e o avanço da tecnologia, o mundo foi se tornando “um só”, o que abriu as portas para essa imigração.

Já a migração dentro do país, tem como base vários fatores, o êxodo rural é um dos exemplos, quem morava no campo opta por ir pra cidade em busca de uma qualidade de vida melhor, oportunidade de trabalho. O sudeste como um todo, principalmente São Paulo recebeu um grande volume de pessoas nessa época, principalmente vindos do norte/nordeste. Hoje em dia percebemos as consequências dessa grande migração, um exemplo é a falta de água em São Paulo, os enormes congestionamentos de trânsitos diários.

A estrutura etária de uma população é dividida em três faixas: os jovens que são do nascimento até os 19 anos, os adultos que são dos 20 aos 59 anos, e os idosos que vai dos 60 em diante. Percebe-se que o público feminino aumentou e conforme a sua “independência”, grande parte focou no mercado de trabalho, teve menos tempo para o lar, isso ocasionou na diminuição dos nascimentos da população. O que será um grande problema futuramente na Previdência Social, pois a expectativa de vida aumentou, e para os aposentados receberem seus direitos, é necessário os jovens estarem trabalhando.

Enfim, para se ter uma base da economia do país, primeiramente se estuda esses fatores demográficos, juntamente com os conhecimentos de história. Afinal, são assuntos importantes na nossa vida, e como citados acima, num futuro não tão distante, vamos viver um problema da aposentadoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com