TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade II – Aspectos da filosofia Antiga e Medieval (AP II) a)

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade II – Aspectos da filosofia Antiga e Medieval (AP II)

a)

Autor Questões

Sócrates Quais são as características do método socrático?

Resp.:

As características do método socrático parte do ponto de que “a construção do conhecimento é reconhecer a própria ignorância” e assim ir em busca do saber.

O método socrático é caracterizado pela ironia e pela maiêutica. Onde:

• Ironia – Aqui o discípulo chega achando que sabe muito e Sócrates sempre inicia uma conversa fazendo perguntas para obter suas opiniões, que aparentemente ele aceita. Mas continua com o interrogatório, levando o seu discípulo a entrar em contradição e assim confessar o seu erro ou incapacidade de chegar a uma conclusão satisfatória. Seu objetivo era acabar com o orgulho, a ignorância e a presunção do saber.

• Maiêutica (Tem como significado “dar à luz”) – A característica desse método era fazer com que seus discípulos conhecessem suas próprias idéias e chegassem a solução de suas dúvidas, onde levava seus discípulos a duvidar de seu próprio saber sobre um determinado assunto, depois o levava a vislumbrar novos conceitos e opiniões, sempre estimulando o pensar por si mesmo. Daí a frase: “Conhece-te a ti mesmo”.

Platão Quais são os elementos que compõem a teoria das ideias de Platão?

Resp.:

A filosofia de Platão tem como base dois tipos de mundo: o mundo inteligível e o mundo sensível. Onde:

• Mundo Inteligível (Também conhecido por mundo das idéias.) – Ele é imutável, uno, real e verdadeiro, representa todo conhecimento possível. Para ele,é através das lembrança que obtemos o conhecimento, já que “Conhecer é lembrar”. É também o mundo “das essências imutáveis , que o homem atinge pela contemplação e pela depuração dos sentidos.”

• Mundo Sensível – É o mundo dos sentidos, um mundo de multiplicidade, ilusório onde os objetos são “sombras dos objetos reais”. Aqui tudo passa e nada é para sempre, pois as coisas surgem e desaparecem e com isso não podemos ter um conhecimento senão aproximado ou imperfeito.

Aristóteles O que é substância?

Resp.:

Segundo Aristóteles, substância é “aquilo que é em sim mesmo”, é a essência e o acidente, ou seja , substância é tudo o que existe podendo ou não conter propriedades obrigatórias.

O que é matéria e forma?

Resp.:

Para Aristóteles, toda realidade justifica-se em dois princípios: matéria e forma. Onde:

• Matéria – “É o princípio indeterminado de que o mundo físico comporta”. Sua caracterização é marcada pela indeterminação.

• Forma –“É aquilo que faz com que uma coisa seja o que é. É um princípio inelegível. É a essência comum aos indivíduos de uma mesma espécie.”

O que é potência e ato?

Resp.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com