TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Didática Programada Ética e Economia

Por:   •  14/1/2021  •  Seminário  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Didática Programada – Ética e Economia

  1. Explique a ideia de que a ética e a engenharia são as origens da economia.

A economia é a ciência que estuda como melhor organizar uma sociedade frente a recursos escassos visando a melhor qualidade de vida de seus integrantes; e, para isso, ela utiliza conhecimento de diversas áreas – como a matemática, que auxilia na construção de modelos.

Amartya Sen, em seu livro Comportamento Econômico e os sentimentos Morais, argumenta que a economia tem duas origens e ambas estão relacionadas com a política: ética e a engenharia. Aristóteles considera a política a arte das artes, que nos diz o que devemos ou não fazer. Sendo assim, ela deve englobar todas as outras ciências, inclusive a economia, e buscar o melhor para o ser humano. Aristóteles vincula o tema da economia às finalidades humanas, quando elas incluírem riquezas. Mas, apesar de ligado a riqueza, o estudo da economia vai além disso. A riqueza não é um bem que procuramos; ela é o meio para alcançarmos outras coisas, outros objetivos básicos.

A economia se relaciona em última análise ao estudo da ética e da política. Com isso, não é possível separar o estudo da economia da ética e da filosofia política. Sobre isso, há duas questões que Sen considera fundamentais para a economia. A primeiro é o problema da motivação humana relacionado à questão ética geral “como se deve viver?” A segunda é a avaliação do que é desejável socialmente. Aristóteles associou esse segundo à conquista do bem para si próprio. Ele também observou que embora esse mérito seja ótimo para o indivíduo, é mais grandioso alcança-lo para toda uma nação.

A segunda origem tem como foco preocupar-se com as questões logísticas, diferentemente da ética que foca no bem do ser humano. Um dos grandes desenvolvimentos dessa linha de pensamento foi a teoria formal do equilíbrio geral, que trade da produção e das trocas no mercado. Sen também aponta que a engenharia se vincula aos estudos econômicos que se desenvolveram das análises técnicas de conduzir os negócios do estado.

A análise de forma logística quantitativa teve vários pontos de origem. Alguns nomes importantes para sua criação foram Leon Walras, economista francês, e William Petty, economista e físico inglês pioneiro da economia quantitativa.

  1. Como a economia e a ética foram prejudicadas pelo distanciamento entre essas duas áreas?

Conforme a abordagem da engenharia ganhava mais espaço na construção de modelos econômicos, o distanciamento entre economia e ética cresceu, de forma gradativamente, pois o nível de abstração desses modelos desconsiderava fatores sociais importantes para o pensamento ético. Porém, pensar de não dar devido peso ao pensamento ético, essa análise mais quantitativa é importante para o entendimento de vários fatores econômicos. Foi dela, por exemplo, que foi desenvolvido a teoria formal do equilíbrio geral.

A premissa desse tipo de análise é considerar o comportamento humano racional igual ao comportamento real. Porém, como abordado por Sen, há muitas dificuldades óbvias nesse modo de proceder, especialmente porque, como é claro, nós todos cometemos erros, agimos tentativamente e nos confundimos. O tipo friamente racional pode habitar nos livros, mas não no mundo real.

Esse tipo de análise acaba prejudicando ambas as partes, pois de um lado temos modelos econômicos cada vez mais abstratos, que não levam em consideração o comportamento real, os anseios e os erros dos seres humanos, o outro lado temos o “mundo real”, que é abrangente demais para entrar e um modelo, sendo deixado na reserva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com