TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE ESTUDO PROGRAMADA DO 1º BIMESTRE

Por:   •  20/9/2021  •  Exam  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 1]

Atividade de Avaliação a Distância 1

Disciplina: Análise das Demonstrações Contábeis: Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado

Curso: Ciências Contábeis

Professor: Bernardino José da Silva

Nome do aluno: Débora da Silva Bergmann

Data: 15/09/2021

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Leia o boletim Informativo n.º 203/2016, disponibilizado na Midiateca, que versa sobre a revogação da Resolução CFC n.º 750/1993, Dê uma olhadinha na Resolução CFC n.º 1.374/2011, também disponibilizada na Midiateca e faça uma correlação entre os princípios da Continuidade Oportunidade e da Competência, estabelecidos na citada Norma e aquelas definições inseridas na Resolução CFC n.º 1.374/2011, ou seja, quais as características de qualidade das informações contábeis.

Conforme afirma o Conselho Federal de Contabilidade, no processo de revisão da Resolução nº 750/1993, surgiram questões como, por exemplo, a preponderância de alguns princípios da contabilidade sobre outros. Ou seja, alguns princípios não apresentados na Resolução nº 750/1993 poderiam ser interpretados como de menor relevância, ou não “fundamentais”, gerando dúvidas para os profissionais, e por isso foram remanejados.

O Princípio da Continuidade inserido na Resolução CFC n.º 750/1993 foi revogado e realocado na Resolução CFC n.º 1.374/2011. Ele pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro, logo parte do pressuposto que uma empresa irá operar por período de tempo indeterminado, portanto, deve-se planejar para que isso ocorra, sob pena de fenecer por caducidade, obsolescências dos negócios, implantando inovações que o negócio exige, diante das eternas modificações e aprimoramentos que se fizerem necessário tendo em vista as novidades tecnológicas;

Já o princípio da oportunidade refere-se ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais, as quais devem ser feitas imediatamente e de forma integral, independentemente das causas que as originaram, contemplando os aspectos físicos e monetários. A integridade dos registros é de fundamental importância para a análise dos elementos patrimoniais, pois todos os fatos contábeis devem ser registrados; e

O princípio da competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem. Portanto, o registro de todas as receitas e despesas de acordo com o fato gerador deve ser privilegiado, no período de competência, independentemente de terem sido recebidas as receitas ou pagas as despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com