TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE DE ESTUDO PROGRAMADA DO 1º BIMESTRE

Por:   •  21/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.181 Palavras (9 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

DIREITO

2 Semestre- Noturno

STEPHANY KAWANE MOREIRA SVIERCOSKI

211776422

MAYSA DO NASCIMENTO KRUBNIKI

211773702

VINICIUS LEMES PEREIRA

211406662

RAFAELA DOS SANTOS

211728762

PARECER DO PROJETO DE LEI 2401\2019

ATIVIDADE DE ESTUDO PROGRAMADA DO 1º BIMESTRE

PONTA GROSSA

2021


RESUMO

O presente artigo tem o objetivo de apresentar reflexões em torno da discussão sobre a regulamentação da educação domiciliar ou Homeschooling no Brasil por meio de Projeto de Lei Nº2401\2019, proposto na Câmara dos Deputados pelo poder executivo a possível influência de Lobby no Brasil e o parecer sobre o projeto de lei. São demonstrados alguns fundamentos que dão a sustentação a proposta, e seus principais conceitos . Verifica, também, os possíveis efeitos em caso de aprovação. Por fim, conclui-se que o PL Nº2401\2019 é medida antidemocrática, pois se situa na contramão da resolução dos problemas sociais e educacionais do pais, vai muito além da visões de cada família, pois apresenta o universo  de conhecimento. 

Palavra- Chave : Educação 1, Educação Domiciliar 2, Homeschooling 3, Projeto de Lei 4.

Resumo sobre o processo legislativo para aprovação de leis federais e possível influência de Lobby no Brasil.

 O processo que compreende os passos e exigências para a promulgação de uma lei, é o Processo Legislativo. Ele acontece com base nas regras previamente definidas pelas partes e expressas pela Constituição Brasileira e no Regimento Interno, visando o cumprimento das regras para que as leis sejam elaboradas de forma democrática.

Esse processo pode ser divido basicamente em 6 fases, da proposição do projeto até a publicação da lei promulgada, são elas:

1° Fase – Iniciativa

Essa fase compreende o

“Art.61 CF/88: Qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição.” NOVO (2018)

Existem vários tipos de iniciativa, portanto cada uma será analisada de acordo com o tema proposto.

2° Fase – Debate e discussão

Essa fase compreende o período em que o projeto será analisado pelas comissões específicas de acordo com a temática do projeto apresentado

3° Votação ou aprovação

A aprovação é por meio de votação, decidida por maioria de votos.

4° Sanção ou veto

Nessa fase o projeto é analisado pelo presidente do poder, e pode ser aceito ou vetado. Em caso de veto, ele pode ser parcial ou total

5° Promulgação

Caso seja aceito, é atestada a existência da lei em questão

6° Publicação

A partir dessa fase a lei se torna obrigatória

 

De forma mais ampla, o processo pode ser divido em 11 passos,

 

·         1° Apresentação da proposta: A proposta é apresentada durante uma seção do plenário e é publicada para que haja o conhecimento de todos, em forma de Projeto de Lei.

·         2° Pauta: Ao Projeto de Lei é apresentado as amentas durante o prazo de Pauta. Após isso acontece a publicação das ementas para o conhecimento de todos.

·         3° Debate: O Presidente da Assembleia inicia a análise e as Comissões Permanente, debatem sobre a proposta de acordo com os termos legais e recursos públicos, podendo apresentar opções para aprovação e realizar audiências com a população.

·         4° Primeira prova: A Comissão de Constituição e Justiça realiza a primeira prova, analisando se a proposta e as ementas são legais e permitidas pela Constituição do Brasil e do Estado.

·         5° Análise temática: De acordo com o tema, o conteúdo do projeto será analisado por uma das 18 comissões temáticas (29 a 31 do Regimento Interno), a comissão de mérito. Se aprovado, o projeto passará para Comissão de Finanças e Orçamento (caso o projeto precise de recursos públicos)

·         6° Comissão de Finanças e Orçamento: Caso seja o caso, a Comissão de Finanças e Orçamento irá analisar e debater sobre a verba pública caso o projeto se torne Lei

·         7° Votação: Após as análises e aprovação do projeto, ele fica disponível para a votação dos Deputados que integram o plenário. As deliberações feitas pelas Comissões como Pareceres são publicadas para o conhecimento de todos e são incluídas na Ordem do Dia das votações.

·         8° Plenário: nessa etapa, delibera novamente e pode-se propor mais ementas para o projeto, nesse caso, as mesmas voltam para as Comissões a fim de serem novamente analisadas, para depois ser aprovado ou não através do voto.

·         9° Comissão de Redação: Em caso de aprovação, o projeto é mandado para a Comissão de Redação, então é produzido um decreto da Assembleia, apresentando a versão final do projeto aprovado pelo Plenário e pela população (Autógrafo)

·         10° O documento (Autógrafo) então é enviado ao Governo do Estado, podendo promulgar a Lei ou rejeitar o mesmo. Se rejeitado pode ser vetado totalmente ou parcialmente, e nesse caso o Projeto retorna aos passos do 1 ao 9 para a Assembleia analisar o veto e acatá-lo e arquivar o projeto ou rejeita-lo e promulgar a Lei

·         11° A competência da Assembleia é expressada pelas proposições e também possui instrumentos que fiscalizam o poder legislativo em relação as ações do Executivo, e protegem os direitos da população.

No entanto temos também a prática de Lobby realizada sobre as ações parlamentares no plenário brasileiro. Segundo a autora:

 

A palavra Lobby surgiu nos Estados Unidos da América (EUA)e se popularizou com o presidente amaricano Ulysses Grandtque era abordado por pessoas no lobby do hotel , que pediam ajuda de todo o tipo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (257.6 Kb)   docx (127.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com