TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EM GRUPO A ECONOMIA CAFEEIRA DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL

Por:   •  3/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.006 Palavras (9 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 PROJETO INTERDISCIPLINAR...............................................................................1

1.1 TEMA....................................................................................................................1

1.2 ANO/ SÉRIE..........................................................................................................1

1.3 DURAÇÃO.............................................................................................................1

1.4 OBJETIVOS...........................................................................................................1

1.5 JUSTIFICATIVA.....................................................................................................1

1.6 FERRAMENTA A SER UTILIZADA.......................................................................2

1.7 METODOLOGIA....................................................................................................2

1.8 DOCUMENTOS HISTÓRICOS.............................................................................3

1.9 AVALIAÇÃO..........................................................................................................3

2 A ECONOMIA CAFEEIRA DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL....4

3  ANÁLISE DA OBRA "CAFÉ DE CANDIDO PORTINARI.......................................7

REFERÊNCIAS............................................................................................................8

1 pROJETO INTERDISCIPLINAR

  1. TEMA

A economia cafeeira durante a Primeira República no Brasil  

  1. ANO/ SÉRIE

2º ano do Ensino Médio

  1. DURAÇÃO

4 aulas

  1. OBJETIVOS

Analisar os impactos e transformações da economia cafeeira brasileira durante a Primeira República;

Exercitar à prática de discussão com base em pesquisas;

Instigar, nos alunos, uma visão multidisciplinar do tema.

  1. JUSTIFICATIVA

1º - A importância do estudo do tema.

O estudo da economia cafeeira durante a Primeira República do Brasil, por alunos do 2º ano do Ensino Médio, é importante para uma compreensão mais ampla de como o Brasil se transformou desde o fim da escravidão, passando por ondas imigratórias europeias, até a hegemonia na exportação do produto café, trazendo em sua esteira uma revolução urbana e industrial.

2º - A importância do uso de museus virtuais.

À disposição dos alunos estão os museus virtuais que têm suma importância no aprendizado, pois, proporcionam uma apreciação de obras de relevante importância histórica, como a obra “Café” de Candido Portinari, por meio de aparelhos tecnológicos que trazem o museu para dentro das escolas, sendo assim, popularizando uma fonte de conhecimento preciosa.

3º - A importância do trabalho com a obra “Café” de Candido Portinari.

Como citado, estudaremos a obra “Café” de Candido Portinari que tem uma importância por sua representatividade histórica. Candido Portinari nasceu em uma fazenda de café, seus pais eram trabalhadores do café, sendo assim, Portinari pintou sua visão diária. Os alunos aprenderão como ter uma visão analítica e contextuada de uma obra que tem significado histórico.

4º A importância do desenvolvimento de projeto interdisciplinar entre as disciplinas de História e Geografia para estudo do tema.)

O projeto interdisciplinar, História e Geografia, traz a oportunidade aos alunos de entenderem como um fato histórico teve influência na expansão de cidades, mudando a geografia geral do Brasil.

  1. FERRAMENTA A SER UTILIZADA

Usaremos a plataforma digital Google Arts & Culture, acessando link https://artsandculture.google.com/.

A plataforma utiliza a tecnologia de imagem de alta resolução que permite ao público visitar galerias e explorar as informações físicas e contextuais das obras de arte

  1. METODOLOGIA

Exploraremos os recursos educacionais na plataforma como vídeos educativos, cronogramas de história da arte, kits de ferramentas de arte e recursos comparativos.

Os alunos devem acessar Google Arts & Culture e buscar pelo Museu Nacional de Belas Artes. Em seguida faremos um tour virtual pelo museu, explorando as ferramentas da plataforma on line para conhecermos o ambiente geral do museu. Após esta breve familiarização, acessaremos a obra “Café” de Portinari, clicando na imagem no rodapé da tela que nos levará direto para o espaço do museu onde está obra.

Os alunos serão instigados à analisar os personagens contidos na obra. Os alunos devem procurar responder a questão inicial: Existe uma divisão de setores de trabalho? Após responderem essa questão, os alunos devem citar como se da essa divisão de trabalho.

Uma hipótese importante a ser levantada é se a imagem retrata uma visão realista ou se não passa de uma obra de ficção.

Em História:

Os alunos deverão buscar desenvolver uma linha do tempo com os fatos mais importantes relacionados à economia cafeeira durante a Primeira República no Brasil. A linha do tempo deve ter ser feita desde 1880 até 1930.

Em Geografia:

As alunos devem demonstrar, aproveitando a linha do tempo, as mudanças geográficas ocorridas pela expansão e, consequente, industrialização do Brasil provocada pela economia cafeeira.

  1. DOCUMENTO HISTÓRICO

Obra “Café” de 1935, de Candido Portinari

  1. AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados pela participação e engajamento nas atividades virtuais. E para o trabalho de história e Geografia os alunos serão avaliados quanto à pesquisa realizada para a construção da linha do tempo e quanto ao conteúdo contido na própria linha do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (447.3 Kb)   docx (296.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com